O temporal da madrugada deixou rastro de destruição em Canoinhas – especialmente em áreas do interior do município. “Equipes da prefeitura estão desde as primeiras horas da manhã desobstruindo ruas e atendendo as famílias”, informou a prefeita Juliana Maciel.
Dentre as localidades mais atingidas estão Matão, Sereia, Taunay, Rio do Pinho e Anta Gorda. Não há registro de vítimas até o momento. Casas tiveram telhados destruídos, barracões desabaram e o prejuízo na agricultura é incalculável – lavouras inteiras foram destruídas com o granizo.
Choveu em Canoinhas, nas últimas 24 horas, mais de 60 milímetros segundo a Defesa Civil Municipal. Carros pequenos não passam na estrada geral de Paula Pereira e de Matão.
Há famílias que tiveram que sair de casa, mas estão em casa de parentes e/ou amigos. Não há, até o momento, canoinhenses em abrigo público.
O granizo foi tão severo que seis horas após o temporal ainda era possível ver gelo na entrada de acesso à localidade da Anta Gorda.
Várias estradas estão com pontos de alagamento: acesso à Paula Pereira, Anta Gorda, Matão, Rio da Veada, Boa Vista, Barra Mansa e região, Taunay.
As aulas estão suspensas nas seguintes unidades escolares: Achiles Pazda, Barra Mansa, Santa Bárbara e Menino Jesus.
No final do dia, o Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil de Canoinhas vai se reunir para avaliar a situação.
Canoinhas está em situação de emergência com decreto publicado no início do mês passado.
Fique atento aos riscos
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
- Se afaste de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
- Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
Quem precisa de alimentos, material de higiene e limpeza ou telhas pode entrar em contato com a Defesa Civil: 3621 6176.
PREVISÃO DO TEMPO
Planalto Norte e Litora Norte, principalmente nas áraes próximas ao Paraná devem ter chuva persistente e volumosa com acumulado de 40 a 70mm em média e pontuais maiores na quinta-feira (5).
Nos dias 06 a 08 volta a chover forte em SC, de forma mais persistente e com totais elevados acima de 100mm no fim de semana.