bom_apetite_canoinhas

sementes_tabaco

cursos

Escuridão em plena luz dia: eclipse total do sol acontece dia 8 de abril

Avatar photo
O próximo eclipse solar total após este será em 12 de agosto de 2026.

LEIA TAMBÉM

O próximo eclipse solar total, fenômeno natural que ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando toda a face do Sol, já tem data marcada: 8 de abril de 2024. Sendo assim, os três se alinham de tal forma que é possível ver apenas a “coroa”, ou seja, a atmosfera do Sol. 

Mas o fenômeno possibilitará mais do que isso: algumas estrelas e até planetas ficarão visíveis no céu durante o período em que a Lua cobrir o Sol.

Esse tipo de eclipse acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, cobrindo completamente a superfície solar e lançando uma sombra profunda sobre certas regiões do planeta. Aqueles que estiverem na trajetória da sombra da Lua experimentarão um breve período de escuridão durante o dia.

Quando o Sol estiver totalmente eclipsado, o céu não ficará totalmente escuro (apesar do que algumas pessoas pensam). A escuridão se assemelhará ao período de cerca de 20 a 40 minutos antes do nascer do Sol ou 20 a 40 minutos após o pôr do Sol.

Infelizmente, o evento não será visto do Brasil. O eclipse total cruzará vastas áreas do México, dos Estados Unidos e do leste do Canadá

De acordo com a NASA, não haverá outro eclipse solar total visível nos Estados Unidos contíguos até 2044, o que torna ainda mais importante vê-lo.

O próximo eclipse solar total após este será em 12 de agosto de 2026, visível em partes da Groenlândia, Islândia, Portugal e Espanha.

Eclipse no Brasil

O próximo eclipse solar no Brasil é do tipo anular e será em 2 de outubro de 2024. Em boa parte do país, ele passará pelo como parcial. Ou seja, quem olhar para o céu verá o Sol “mordido” pela Lua.

A passagem do fenômeno favorecerá estados da Região Sul, Sudeste (exceto a porção norte de Minas Gerais) e o Mato Grosso do Sul. Já moradores de trechos da Bahia, Goiás e Mato Grosso também terão a chance de flagrar o evento. No restante do país, o eclipse não será visível.