telemedicina

Inmet emite alerta de grande perigo para o litoral Sul catarinense

Avatar photo
Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco. No fim de semana a chuva atinge todo o estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. O comunicado indica a ocorrência de acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60-100 km/h; e queda de granizo. O Inmet alerta ainda que existem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta para a ocorrência de temporais, com chuva pontualmente intensa nesta quarta-feira, 1º de maio. 

Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco.

Alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana, explica o Inmet.

A partir da madrugada e manhã de quinta-feira, 02, a aproximação e o avanço de uma frente fria voltam a intensificar a chuva em todas as regiões catarinenses, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. As instabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva deve ser intensa e volumosa nessas regiões. Ao longo do dia as instabilidades avançam para as demais regiões.

A condição para temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo se estende por todo o estado com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.

Na sexta-feira, 03, a frente fria se posiciona sobre Santa Catarina, o que mantém o tempo chuvoso em todas as regiões. Mais uma vez, há condição para chuva intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

No sábado, 04, a frente fria segue favorecendo a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Ao final do dia, espera-se um recuo do sistema para o Sul em direção ao Rio Grande do Sul, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo, 05, em grande parte do estado.

Notícia Anterior

MÊS DO TRABALHADOR
Corrida Rústica em Canoinhas será no dia 26 de maio; inscrições estão abertas

Próxima Notícia

OPORTUNIDADE
Sine de Canoinhas oferece 21 vagas de emprego