Na noite de quinta-feira (16), policiais militares do 3º BPM, juntamente com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Conselho Tutelar de Canoinhas, desencadearam a Operação Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, denominada “Operação Caminhos Seguros”. A operação aconteceu no dia “D”, dia nacional de combate a violência sexual infantil.
O objetivo da operação foi prevenir e reprimir os crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos das crianças. Durante a operação, foram realizadas abordagens em locais, como bares e casas noturnas, com o intuito de identificar possíveis casos de exploração sexual.
Além disso, foram realizadas ações de conscientização e distribuição de materiais informativos para alertar a população sobre os sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e como denunciar esses casos.
A Polícia Militar e demais órgãos envolvidos reforçam a importância da denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, e ressaltam que a proteção desses grupos vulneráveis é dever de toda a sociedade.
A exploração sexual de crianças e adolescentes é um crime grave e deve ser ser combatido de forma enérgica e eficaz.