bom_apetite_canoinhas

saude

Inverno não deve ser rigoroso em Santa Catarina este ano, diz Defesa Civil

Avatar photo
Os eventos de frio intenso devem ser menos frequentes diz Nota Meteorológica divulgada pela Defesa Civil do estado.

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Emecar Canoinhas

O inverno deve ser ameno em Santa Catarina este ano, com eventos de frio intenso menos frequentes, segundo Nota Meteorológica elaborada por meteorologistas e divulgada pela Defesa Civil nesta quarta-feira (29).

No momento, o fenômeno El Niño, que deixa as chuvas mais frequentes e intensas, encontra-se em transição para a neutralidade e deve evoluir para uma La Niña entre o final do inverno e o início da primavera. Desta forma, o inverno deve ser sem a influência do fenômeno no Sul do país.

Ressalta-se que a transição ocorre de maneira lenta e, assim, ao longo do mês de junho são esperadas chuvas dentro a acima da média no litoral e áreas próximas, enquanto no Grande Oeste as precipitações ficam próximas da média.

Já nos meses de julho e agosto a expectativa é de chuvas abaixo da média em todas as regiões catarinenses. 

Apesar disso, não se pode excluir a passagem de sistemas meteorológicos, como ciclones e frentes frias, que favoreçam eventos de chuva volumosa no estado. 

O próximo trimestre engloba a estação mais fria do ano, mas a previsão indica que as temperaturas ficarão acima da média. Ou seja, é esperado um inverno mais ameno, mas isso não exclui a chance de episódios de frio intenso, com ocorrência de geadas e precipitação invernal.