saude

bom_apetite_canoinhas

Neve cai pela primeira vez em 2024 em Santa Catarina

Avatar photo
Fenômeno registrado em São Joaquim, à tarde, foi confirmado pela Defesa Civil.

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Emecar Canoinhas

neve foi registrada pela primeira vez em 2024 em Santa Catarina nesta terça-feira (28). O fenômeno foi visto em São Joaquim, na Serra, por volta das 12h45 (veja no vídeo abaixo).

Segundo a Defesa Civil, a neve ocorreu em flocos, de forma localizada, apresentando fraca intensidade e curta duração, contudo esse tipo de evento é significativo, pois marca o início da temporada de inverno e serve como um lembrete das baixas temperaturas que se aproximam.

Conforme o órgão, em geral, não havia muita condição para a ocorrência. “Mas como aquela região onde foi gravado o vídeo tem 1600 metros de altitude, e nesta camada estava frio o bastante, próximo ou ligeiramente abaixo de zero, e precipitou a chuva, conservou o gelo e deu a neve“, informou. Naquele momento estava entre 0ºC a -0,3°C.

Ainda segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil, a umidade e o frio ao longo do perfil vertical da atmosfera devem diminuir nos próximos dias. Com isso, a chance de novos registros de neve também reduz.

“Precisaria continuar frio ao longo de toda camada. Amanhã [quarta-feira] ainda pode ter um chuvisco na região, mas como a camada já não estará tão fria, o gelo acaba derretendo ao chegar na superfície”, informou o órgão.

Vídeo de Carlos Nunes Costa/ Pousada Maça Araucária/Reprodução/ Instagram

Previsão do tempo

A Defesa Civil informou que uma massa de ar frio causa a queda das temperaturas no estado. Nesta terça, Santa Catarina já teve temperaturas negativas pela manhã nas regiões mais altas.

Além da massa de ar frio, um ciclone extratropical no oceano influencia no clima catarinense, provocando ventos que deixam a sensação térmica ainda mais baixa.

Pela previsão da Defesa Civil, o frio intenso deve permanecer no estado pelo menos até quinta (30), especialmente ao amanhecer.