Na manhã desta sexta-feira (17), um homem de 37 anos compareceu no 3º BPM de Canoinhas para relatar que foi vítima de um golpe ao tentar comprar uma caminhonete S10. A vítima encontrou o anúncio do veículo no Facebook e entrou em contato com o suposto vendedor pelo WhatsApp.
Após acordarem o valor de R$ 30 mil, o vendedor informou que a vítima deveria transferir o dinheiro para sua conta bancária e ir buscar a camionete na cidade de Canoinhas. A conta era no nome da esposa do vendedor, segundo ele.
Ao chegar em Canoinhas, a vítima conversou com o verdadeiro dono da camionete, que confirmou ter um acordo com o vendedor. No entanto, após a transferência do dinheiro, o vendedor não atendeu mais as ligações nem mensagens, tanto da vítima quanto do dono da camionete.
Desconfiados, ambos perceberam que haviam caído em um golpe. As histórias contadas pelo vendedor eram diferentes para cada um, e o dinheiro da vítima não foi depositado na conta do verdadeiro dono da camionete.
A Polícia Militar foi acionada e compareceu à casa do dono da camionete. Ele relatou que havia anunciado o veículo por R$ 74 mil no Facebook. Um homem de Blumenau o contatou, dizendo que compraria a camionete e enviaria um amigo para buscá-la. O comprador pediu para que o dono não revelasse o valor real da camionete, pois estaria comprando um imóvel do amigo e a caminhonete entraria no negócio por um valor maior.
Nesta sexta-feira, o comprador chegou à casa do dono da camionete, viu o veículo e fez a transferência do valor acordado via Pix. No entanto, o dinheiro não foi creditado na conta do dono, confirmando o golpe.
Dicas para evitar golpes na compra de veículos
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado.
- Verifique a procedência do veículo e do vendedor.
- Exija ver o documento do veículo e faça uma vistoria completa.
- Nunca faça transferências bancárias antecipadas.
- Finalize a compra em cartório.




