Neste domingo (9), eleitoras e eleitores de Bertópolis (Minas Gerais), Candeias do Jamari (Rondônia), Monte Alegre (Pará) e Porto Real do Colégio (Alagoas) voltam às urnas para novas eleições locais. Os candidatos eleitos cumprirão mandatos até 31 de dezembro deste ano.
Em Bertópolis (MG), a eleição foi convocada após a cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito, por abusos de poder político e econômico na campanha de 2020.
No município de Candeias do Jamari (RO), o prefeito e o vice-prefeito também foram cassados. A Câmara Municipal cassou o mandato do prefeito após ele ser acusado de envolvimento em fraudes em licitações e de falha na prestação de serviços públicos. Dessa forma, o vice assumiu a prefeitura. Porém, após alguns meses, também foi afastado do cargo diante de três denúncias oferecidas contra ele.
Em Monte Alegre (PA), o pleito também será para escolher prefeito e vice-prefeito. Em 21 de março deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito, eleitos em 2020. A decisão ocorreu após a Corte entender que ambos foram beneficiados pela prática de ilícito eleitoral.
Por fim, em Porto Real do Colégio (AL), a eleição suplementar ocorre para preencher 11 vagas ao cargo de vereador. O novo pleito foi convocado após mais da metade dos votos para vereador ter sido anulada. Diante disso, houve a necessidade de uma nova eleição.