Neste domingo (23), o tempo firme e as temperaturas altas predominaram em todo o estado de Santa Catarina. Nesta tarde, as temperaturas passaram dos 30°C no litoral e marcaram entre 26 e 29°C nas demais regiões, com exceção do Planalto Sul onde as máximas não passaram de 25°C.
Entre o final da noite e madrugada, o avanço de uma frente fria deve começar a trazer chuvas para as áreas de divisa com o estado do RS.
Já ao longo desta segunda-feira (24), a frente fria mantém o tempo nublado com chuva, provocando um declínio acentuado das temperaturas, de acordo com a Defesa Civil.
Em relação ao domingo, que as temperaturas ultrapassaram a casa dos 30°C em alguns locais, as máximas na segunda-feira ficam por volta dos 20°C, sendo perceptível a variação da temperatura.
Esta mudança brusca nas temperaturas em todas as regiões traz desconforto térmico, assim como risco moderado para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Na terça-feira (25) o tempo continua instável em todo o estado. No decorrer da madrugada e manhã, a chuva persiste no Norte catarinense, ainda por influência da frente fria.
Há condições para temporais isolados com chuva pontualmente intensa entre o Grande Oeste, sul do estado e Grande Florianópolis.
Já o primeiro frio intenso de 2024 deve começar em Santa Catarina no próximo fim de semana devido à chegada de uma massa de ar polar.
“Entre o final do mês de junho e o início de julho já temos a primeira massa de ar polar, que pode estar trazendo geada ampla e generalizada”, afirma o meteorologista Piter Scheuer.
As regiões mais impactadas pela massa de ar polar devem ser Oeste, Meio-Oeste, Serra, Planalto Norte. “No Litoral também estará frio e quem sabe ter alguma geada isolada”, complementa.