O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emitiu um alerta laranja (perigo) nesta quinta-feira (7) para para chuvas intensas entre a noite desta quinta e 10h da manhã de sexta-feira (8). De acordo com a gravidade dos fenômenos meteorológicos, o Inmet classifica os alertas por cores. O amarelo representa perigo potencial. Enquanto, o laranja significa perigo. A mais alarmante é a vermelha, que representa grande perigo.
O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 quilômetros por hora. Em Santa Catarina, o alerta é para regiões como o Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte.
O aviso também é válido para toda a área dos estados de Goiás, de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Distrito Federal, além de parte do Tocantins, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, na região central de Minas Gerais, no extremo oeste baiano, no centro-sul amazonense e região metropolitana do Rio de Janeiro.
O Instituto também alertou para possível formação de nova zona de convergência do Atlântico Sul no próximo fim de semana, dias 9 e 10.
A zona de convergência é um fenômeno meteorológico que provoca grande volume de chuvas e tempestades na nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, entre o fim da primavera e o verão.
É caracterizada por uma faixa (corredor) de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica, passando pela faixa central do país, em direção ao sul do oceano Atlântico.