Nesta quarta-feira (5), a prefeita Juliana Maciel informou que teve início as obras de 36 novas casas pela Secretaria da Habitação de Canoinhas. O contrato com a Caixa Econômica e com a empresa vencedora da licitação foi assinado em dezembro do ano passado.
“Esse é um grande momento para Canoinhas, são 36 famílias que em breve terão um lar digno para chamar de seu. É mais uma iniciativa importante do município para reduzir o déficit habitacional e melhorar a realidade das famílias que mais precisam”, comentou a prefeita.
As novas unidades habitacionais foram garantidas através do Programa do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Minha Casa, Minha Vida. Como se inscrever: Os interessados devem procurar a Secretaria de Habitação para realizar o cadastro.
Centenas de Atendimentos e Regularizações em 2024
A Secretaria Municipal de Habitação de Canoinhas registrou avanços significativos em 2024, promovendo ações voltadas à moradia digna para a população.
Ao longo do ano, centenas de famílias foram atendidas por meio de programas de regularização fundiária, doação de materiais de construção e recadastramentos, garantindo melhorias nas condições de moradia no município.
Um dos destaques foi o recadastramento de 650 famílias interessadas no Programa Minha Casa Minha Vida – FAR. Como parte desse processo, foram realizadas visitas domiciliares para registro fotográfico, avaliação do nível de necessidade e agendamento de estudos socioeconômicos. Além disso, foram realizados 120 novos agendamentos, consolidando essa iniciativa como uma ação permanente.
A entrega de títulos de propriedade foi outro marco importante do ano. No total, 131 matrículas foram concedidas a moradores de diferentes regiões: 83 famílias do Loteamento Jardim Lavrama – Lar Legal, 06 famílias do Campo da Água Verde – Titulatória (Reurb), 27 famílias do Loteamento Witt – Lar Legal, 03 famílias do Boa Vista – Titulatória (Reurb), 11 famílias do Campo da Água Verde – Titulatória (Reurb) e 01 família do Piedade – Titulatória (Reurb).
A regularização fundiária proporcionou segurança jurídica a essas famílias, garantindo a posse legal de seus imóveis.
A secretaria também destinou recursos para melhorias habitacionais. Com um investimento de R$ 171.923,36, foram distribuídos materiais de construção para 61 famílias, das quais 37 receberam insumos para reformas e 24 foram contempladas com o Kit Poste.
No total, 160 pessoas foram beneficiadas por essas iniciativas. Para garantir a correta aplicação dos materiais doados, a equipe realizou 48 visitas de fiscalização.
A Secretaria de Habitação também manteve um fluxo intenso de atendimentos ao longo do ano, totalizando 800 solicitações registradas. Os pedidos envolveram desde informações sobre programas habitacionais até solicitações de reforma, regularização fundiária e fiscalização do uso de materiais de construção.