Faleceu nesta quarta-feira (5), aos 68 anos, vítima de câncer, o policial civil aposentado José Aurélio Zimermann, mais conhecido como Lelo, deixando uma grande tristeza na comunidade de Canoinhas e na corporação.
Aposentado desde 2014, Lelo sempre demonstrou orgulho por sua trajetória na Polícia Civil, compartilhando em suas redes sociais momentos marcantes de sua carreira. Em uma de suas postagens emocionantes, ele escreveu:
“Após 39 anos e nove meses de trabalho, tô me sentindo desempregado…. Não é fácil cortar uma relação de tanto tempo… de tantos amigos… de tantas lutas… de sofrimento e de alegrias….. Parece que foi ontem meu primeiro plantão… cheinho de energia… alegre por estar fazendo o que sempre quis… valeu por tudo… Pelos colegas… guerreiros e guerreiras… pelas horas mal dormidas e nem dormidas também… pelos finais de semana de plantão… pelos carnavais e finais de ano… Natais longe dos meus… mas perto de quem precisava apoio…
Aos amigos, aos colegas e saibam… que onde houver uma viatura… um policial (civil, militar, federal ou rodoviário) trabalhando… ESTAREI JUNTO… Tá no meu sangue… Me aposento mas não deixo secar minha raiz.”
Sempre reafirmando que “policial aposentado não é ex-policial”, Lelo construiu um legado de comprometimento, coragem e respeito que marcou a história da instituição.
A Polícia Civil de Canoinhas emitiu nota de pesar, ressaltando sua dedicação e os valores que ele representava:
“Comunicamos com profundo pesar o falecimento do policial civil aposentado de Canoinhas, José Aurélio Zimermann, mais conhecido como Lelo.
Hoje, ao partir, deixa um legado de bravura, comprometimento e respeito, que jamais será esquecido. Seu trabalho incansável, sua disposição para enfrentar desafios e seu caráter firme são exemplos para todos nós.
Que sua memória seja sempre lembrada com gratidão e respeito, e que sua família e amigos encontrem conforto nas boas lembranças que ele deixou.
A Polícia Civil de Santa Catarina perde um grande policial, mas sua trajetória viverá em cada pessoa que teve o privilégio de conhecê-lo.
Que Deus o receba de braços abertos e que sua alma descanse em paz.”
O corpo de Lelo será velado a partir das 17h no Centro de Velórios Mão Amiga, e o sepultamento está marcado para amanhã no Cemitério Municipal de Canoinhas.
A comunidade e os colegas de profissão demonstram a dor da perda, mas também a gratidão pelos anos de serviço e dedicação prestados por um verdadeiro exemplo de integridade e amor à profissão. À família, nossos sentimentos.