A dor e a comoção tomaram conta de cidades da Região Central do Rio Grande do Sul neste sábado (5), com a realização dos velórios e sepultamentos das sete vítimas fatais do trágico acidente com o ônibus que transportava alunos e professores para uma visita técnica em Imigrante, no Vale do Taquari.
Familiares, amigos e colegas de curso se uniram para prestar as últimas homenagens às vítimas, que tinham entre 21 e 71 anos. Todos os estudantes tinham iniciado o curso neste primeiro semestre de 2025, interrompido de forma tão abrupta.
O acidente ocorreu na RSC-453. O ônibus, que saiu de Santa Maria com 33 pessoas a bordo, tombou em uma ribanceira a cerca de 850 metros do destino final, o cactário Horst, o maior espaço de cultivo de cactos da América Latina.
Além das sete vítimas fatais, 26 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região.
Janaina Finkler
Janaina, de 21 anos, era a mais nova entre as vítimas. Ela tinha sido selecionada como bolsista do curso de Paisagismo há duas semanas.
Flavia Marcuzzo Dotto
Flavia, de 44 anos, era bancária, mas tinha o sonho de trabalhar com flores. Deixa dois filhos, de 15 e 12 anos.
Paulo Victor Estefanói Antunes
O arquiteto de formação estaria completando mais um aniversário no dia 28 de abril. Paulo é o único homem entre as vítimas deixadas pelo acidente. Tinha 27 anos.
Fátima E. R. Copatti
Fátima deixa quatro filhos e quatro netos. A mulher de 69 anos era conhecida por ser ligada às tradições gaúchas. Ela era dona de um piquete.
Elizeth Fauth Vargas
O paisagismo era a segunda formação da professora de artes aposentada, que tinha 71 anos. “Tinha muito amor por todas as artes. Era uma pessoa de um coração muito grande”, disse uma amiga.
Dilvani Hoch
Dilvani Hoch, de 55 anos, mudou-se para Santa Maria para ficar mais tempo com a filha. O amor pelas flores foi um convite ao curso de Paisagismo. Dilvani deixa um casal de filhos.
Marisete Maurer
Mariste, de 54 anos, era massoterapeuta e buscou no Paisagismo uma segunda formação. Ela deixa o marido, duas filhas e um neto.
Nota da UFSM
“Com profundo pesar, a Universidade Federal de Santa Maria recebeu a confirmação do falecimento de sete estudantes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico no acidente ocorrido na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) durante viagem para uma visita técnica ao cactário Horst, na mesma cidade.
A UFSM se solidariza com familiares e amigos de Dilvani Hoch, Elizeth Fauth Vargas, Fátima E. R. Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes.
A UFSM se solidariza com as familiares e amigos(as) das vítimas. A força tarefa entre Prefeitura Municipal de Santa Maria, Defesa Civil, Brigada Militar, Ministério Público Estadual e UFSM permanece em contato com as famílias para auxiliá-los com encaminhamento dos trâmites legais e apoio psicológico.”