Um ônibus que transportava estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tombou em uma ribanceira, na RSC-453, em Imigrante, na manhã desta sexta-feira (4). Sete mortes estão confirmadas, de acordo com a comandante dos bombeiros voluntários do município, Caroline Hauschild.
O acidente ocorreu por volta de 11h15, entre os km 3 e 4 da rodovia. O grupo estava indo realizar uma visita técnica ao cactário Horst, o maior da América Latina. O veículo saiu da pista pelo lado esquerdo, perdeu os freios e acabou descendo uma ribanceira.
Segundo o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, 17 pessoas deram entrada na instituição. Cinco delas estão em estado grave, e duas serão transferidas.
Outros seis feridos, três homens e três mulheres, foram encaminhados para o Hospital de Estrela. No Hospital Bruno Born, em Lajeado, três pessoas recebem atendimento médico, uma delas vinda do hospital de Teutônia.
As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Em uma rede social, o governador Eduardo Leite lamentou o acidente fatal. “O Rio Grande do Sul está de luto. Seguiremos acompanhando de perto essa situação tão triste e oferecendo apoio a todos os envolvidos”, escreveu.
Em nota, a Prefeitura de Santa Maria se solidarizou “com as famílias, os amigos, os colegas e toda a comunidade acadêmica”. Equipes do Executivo municipal estão a caminho do campus para acolher família que estão procurando informações.
A Prefeitura de Imigrante se manifestou por nota, afirmando que “está prestando todo o suporte necessário e reforça o agradecimento às equipes de resgate da região e do estado pela solidariedade e ajuda prestadas”.
A UFSM decretou luto oficial de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta e sábado (5).