Demora no socorro motiva questionamentos ao SAMU de Canoinhas

Avatar photo
Através de requerimento, vereador solicita esclarecimentos sobre o tempo de resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canoinhas realizada nesta terça-feira (22), o vereador André Flenik, com apoio das vereadoras Kátia Oliskowski e Rosi Crestani, solicitou esclarecimentos sobre o tempo de resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.

A solicitação foi motivada por um incidente ocorrido no último domingo, quando uma criança se envolveu em um acidente e, segundo relatos, o atendimento demorou aproximadamente 30 minutos mesmo após a ligação de emergência ter sido realizada.

O parlamentar propôs que seja encaminhado ofício à Regulação do SAMU de Joinville, bem como à enfermeira Jéssica Almira, responsável pela coordenação do SAMU em Canoinhas. O objetivo é obter dados detalhados sobre três pontos principais:

  • O tempo médio de resposta das ocorrências, desde o recebimento da chamada até a chegada da equipe ao local;
  • O intervalo entre o recebimento da ligação e o despacho da ambulância;
  • A existência de aplicativo ou número de WhatsApp disponível para contato direto com o SAMU, como forma de facilitar o acionamento por parte da população.

O objetivo deste requerimento é garantir mais transparência e buscar soluções para que situações como essa não voltem a ocorrer. Precisamos saber se há gargalos e como podemos colaborar para que o atendimento emergencial seja mais ágil e eficaz. E não é a primeira vez que isso acontece. Já buscamos informações anteriormente com a intenção de melhorar o serviço”, afirmou Flenik.

O requerimento foi aprovado pelos demais vereadores e agora aguarda resposta dos órgãos competentes.