O mês de julho vem sendo marcado pelo predomínio de tempo firme e temperaturas mais baixas em toda Santa Catarina. Neste final de semana às condições de tempo não serão diferentes. O tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol e grande amplitude térmica: madrugadas e noites frias e tardes com temperaturas mais agradáveis.
Na quinta-feira (17), uma massa de ar frio começou a ingressar nas regiões do Oeste catarinense já no início desta tarde, provocando declínio nas temperaturas. Ao longo do dia, o ar frio ganhou força e se espalhou pelo estado, acentuando a sensação de frio – principalmente durante a madrugada de sexta-feira (18), quando atingiu as demais regiões.
Essas condições são influenciadas pela atuação de uma área de alta pressão, caracterizada por uma massa de ar seco e frio que avança após a passagem de um ciclone extratropical.
Esse sistema também foi responsável por aumentar a nebulosidade e provocar chuvas passageiras na quinta-feira.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A partir de sábado (19), com o afastamento do ciclone, a massa de ar seco e frio ganha força, mantendo o tempo firme e intensificando a sensação de frio, principalmente nas madrugadas e manhãs, até pelo menos o amanhecer de segunda-feira (21).
Durante esse período, as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C em grande parte do estado.
Nas áreas litorâneas, os termômetros devem marcar entre 8°C e 15°C, enquanto nas regiões mais elevadas entre o Grande Oeste e os Planaltos, as mínimas podem variar entre 0°C e 5°C.
Nesses locais, há condições para a formação de geada. Além disso, em todo o estado pode ocorrer formação de nevoeiros durante o amanhecer.
Apesar do frio nas primeiras horas do dia, as tardes tendem a ser mais agradáveis. As temperaturas sobem rapidamente, com máximas que ultrapassam os 20°C em praticamente todas as regiões de Santa Catarina, aumentando de forma gradual ao longo dos dias — característica típica de uma grande amplitude térmica.