festival

Semana gelada em SC terá reforço do frio com nova onda de ar polar

Avatar photo
Uma nova massa de ar seco e frio de origem polar reforça as baixas temperaturas a partir de quinta-feira.

O domingo (10) foi de tempo firme e sol predominante em todas as regiões de Santa Catarina, sob influência de uma massa de ar seco e frio, de origem polar.

A manhã começou gelada, mas o ar seco e a presença do sol favoreceram a elevação das temperaturas no período da tarde.

De acordo com a previsão meteorológica, a segunda-feira (11) seguirá com tempo firme, seco e frio. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 5°C na maior parte do estado, podendo registrar valores negativos nas áreas mais altas do Meio-Oeste e Planaltos.

No Litoral, as mínimas variam entre 5°C e 10°C. A condição para formação de geada ampla permanece em todas as regiões.

Na terça-feira (12), a massa de ar seco começa a se deslocar para o mar, mas ainda mantém o tempo estável e ensolarado. As mínimas continuam baixas, próximas de 5°C em grande parte do território catarinense, com registros negativos pontuais nos Planaltos. No amanhecer, condições favoráveis para formação de geada.

No Litoral, os termômetros devem marcar entre 7°C e 12°C. À tarde, as temperaturas se tornam mais agradáveis, alcançando cerca de 20°C em todas as regiões, e superando essa marca no Grande Oeste e no Litoral.

Entre quarta (13) e quinta-feira (14), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas pelo mar, aumentando a nebulosidade na faixa litorânea catarinense. A precipitação deve ser pouca, mas, logo após a passagem do sistema, uma nova massa de ar seco e frio de origem polar reforça as baixas temperaturas.

A persistência do frio mantém o risco moderado para desconforto térmico, doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente nas primeiras horas da manhã e à noite.