A secretária de Saúde de Canoinhas, Francieli da Costa Colla, participou do Fórum Itinerante Oncoguia, em Florianópolis, onde apresentou a experiência do município no cuidado aos pacientes oncológicos, representando o COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina).
Francieli destacou que, mesmo sem hospital oncológico, Canoinhas tem estruturado sua rede para garantir atendimento humanizado e integrado.
Entre as iniciativas estão as parcerias com a Apoca e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que oferecem apoio psicológico, nutricional e médico, além de projetos voluntários como a confecção de perucas.
Também se destacam os atendimentos multiprofissionais das equipes eMulti e a atuação da saúde bucal na prevenção e diagnóstico precoce.
Atualmente, 508 pacientes de Canoinhas estão em acompanhamento oncológico.