Motoristas que trafegam pela esquina das ruas Eugênio de Souza e Coronel Albuquerque, no Centro de Canoinhas, devem redobrar a atenção: o local recebeu um novo semáforo.
O equipamento foi instalado para organizar melhor o fluxo de veículos no cruzamento, que agora opera com fases semafóricas distintas; ou seja, tempos diferentes para cada movimento.
Quem segue reto pela rua Eugênio de Souza terá um tempo específico de liberação, enquanto quem faz a conversão à esquerda contará com outro momento para passagem.
“O novo equipamento vai liberar o trânsito para quem vem do Centro ou do Campo e sobe para o Jardim Esperança. Este semáforo só vai fechar para a passagem dos veículos que circulam no sentido Três Barras–Canoinhas”, explica o secretário de Planejamento, o arquiteto e urbanista Rafael Rottili Roeder.
A melhoria faz parte de um investimento maior na modernização do sistema semafórico em Canoinhas, que inclui também a instalação de botoeiras sonoras em cruzamentos da área central.
“Tudo para melhorar ainda mais a mobilidade na cidade. O investimento na troca e substituição das sinaleiras, inclusive para pedestres, é de mais de R$ 255 mil”, informa a prefeita Juliana Maciel.
Prefeita Juliana lembra ainda que este investimento é solicitação da comunidade.
Ao todo, seis cruzamentos receberam semáforos com botoeira sonora; quatro deles novos e dois com botoeiras substituídas.
“Todas têm sinalização sonora, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, servindo de guia para a travessia segura de todas as pessoas”, completa a prefeita.
Vice-prefeita Zenilda Lemos lembra que esta modernização traz segurança, acessibilidade e respeito:“estas botoeiras sonoras representam uma cidade que pensa em todos, que quer que cada pessoa possa circular com segurança e autonomia”.





