Santa Catarina terá um “pico” de calor entre esta quarta (7) e quinta-feira (8), seguido por uma mudança brusca no tempo que traz risco de temporais isolados em todo o estado segundo a alerta meteorológico da Defesa Civil do estado.
Quarta-feira (07): O ápice do calor
O calor ganha força em todas as regiões. Em Canoinhas e no Planalto Norte, as máximas devem passar facilmente dos 30°C, enquanto no Oeste e Litoral Sul os termômetros podem atingir os 34°C.
- Tempo: Sol predomina na maior parte do dia.
- Instabilidade: Entre a tarde e a noite, o calor somado à umidade pode gerar temporais isolados (típicos de verão), mas o risco para ocorrências graves ainda é baixo.
Quinta-feira (08): Frente fria e risco moderado
O dia começa abafado, com temperaturas mínimas já elevadas (até 25°C no Litoral). À tarde, as máximas podem superar os 35°C em algumas áreas antes da virada do tempo devido ao rápido avanço de uma frente fria no mar que, somado ao calor e ao aumento da umidade, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado.
O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Sexta-feira (09)
As condições para temporais aumentam pelo estado, a partir da tarde, devido ao calor, umidade e intensificação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina, trazendo risco moderado a alto para ocorrências.





