Um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais de Três Barras, o antigo cinema da Madeireira Lumber, não resistiu a força dos ventos ocorridos na tarde de quinta-feira (05) e veio ao chão.
O prédio de madeira foi construído no início das atividades da Madeireira Lumber em 1900. Naquele ano, no pequeno povoado de Três Barras, chegaram os americanos, vindos da Califórnia e instalando ali a maior serraria da América do Sul: a Companhia Lumber.
Com a grande serraria, chegaram centenas de famílias, vindas de todas as partes em busca de trabalho. Logo, como entretenimento para seus funcionários, a Lumber construiu o cinema.
O cinema fez parte da história de Três Barras e teve seus momentos de glória e magia através de várias gerações. Era o ponto máximo da cultura tresbarrense.
Em setembro de 1952, com a posse do Exército sobre a área da Lumber, o cinema se tornou conhecido como: Cine Militar. Suas últimas sessões aconteceram no início de 1980.
Desde então o antigo prédio do cinema, que pertence ao Exército Brasileiro ficou abandonado, sem nenhum tipo reforma e sujeito a ação do tempo.
O prefeito de Três Barras, Dr Elói Quege, lamentou o ocorrido, e disse que “irá tentar” recuperar o prédio.