telemedicina

tres_barras

3º BPM de Canoinhas terá um canil setorial

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Nos dias 18 e 19 de abril, seis policiais militares do 3º BPM de Canoinhas participaram de instrução de nivelamento em *cinotecnia,  no 14º Batalhão de Policia Militar, mais precisamente no Canil Setorial de Jaraguá do Sul, um dos mais respeitados, técnicos e bem instruídos do Brasil.

*Cinotecnia designa a ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia, etc, dos cães

A instrução destes policias é visando a implementação do Canil Setorial da PMSC na cidade de Canoinhas.

O objetivo é oferecer aos policias militares a possibilidade de adquirir conhecimento de forma teórica e prática sobre a manutenção, treinamento e como operar o serviço ordinário com a presença de um cão policial.

Durante o treinamento foram ministradas aulas práticas de policiamento com formação de patrulha, sendo realizadas abordagens à residências com o emprego do cão e abordagens a indivíduos. 

Também foram realizadas diversas buscas em áreas de mata fechada com o emprego do cão, sendo simuladas diversas formas de apresentação do odor ao cão.

Além das buscas, durante as aulas práticas, os policiais militares puderam “figurar” como possíveis “meliantes”, e assim, “experimentar” a abordagem realizada por um cão policial altamente treinado (através da própria mordida / “pegada” e imobilização realizada pelo próprio animal através de comandos) e, consequentemente, o impacto psicológico e técnico que a referida modalidade agrega ao serviço policial militar.

O projeto, desenvolvido para implementação do Canil Setorial na cidade de Canoinhas e atuação no 3º BPM (Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo), possui o foco da aplicação do cão em diversos serviços policiais militares, tais quais: Detecção de Entorpecentes; Policiamento Ostensivo; Operações de Busca, Resgate e Salvamento; Controle de Rebeliões e/ou fugas de presos; Policiamento em Praças Desportivas; Controle de Distúrbios Civis; Contra-guerrilha rural e urbana; Demonstrações de cunho educacional / recreativo e auxílio ao PROERD nas escolas.

Os policiais militares agora passarão por um estágio em Florianópolis-SC, visando adquirir mais conhecimentos e experiência na atividade, a qual quando bem treinada e levada à sério tem se mostrado de extrema agilidade em ocorrências de abordagens policiais, resistência, impacto psicológico, segurança policial e social, bem como gera uma “economia” de efetivo e valorização da tropa e do próprio 3° BPM.

O comando do 3º BPM aproveita o espaço para parabenizar todos os policiais militares participantes bem como agradecer ao Canil Setorial do 14º BPM, Jaraguá/SC, na figura de seu Comandante bem como toda a equipe daquele Canil.

Além disso, o 3º BPM já possui todos os projetos necessário à implementação do Canil Setorial e a expectativa é de que esta modalidade de serviço esteja em funcionamento a partir de Outubro de 2017.

Polícia Militar de Canoinhas

Notícia Anterior

Projeto \’Não Violência, Não Bullying\’ iniciou nas escolas de Canoinhas

Próxima Notícia

PRF poderá contar com um novo aliado nas estradas, o sonômetro