Nos dias 18 e 19 de abril, seis policiais militares do 3º BPM de Canoinhas participaram de instrução de nivelamento em *cinotecnia, no 14º Batalhão de Policia Militar, mais precisamente no Canil Setorial de Jaraguá do Sul, um dos mais respeitados, técnicos e bem instruídos do Brasil.
O objetivo é oferecer aos policias militares a possibilidade de adquirir conhecimento de forma teórica e prática sobre a manutenção, treinamento e como operar o serviço ordinário com a presença de um cão policial.
Durante o treinamento foram ministradas aulas práticas de policiamento com formação de patrulha, sendo realizadas abordagens à residências com o emprego do cão e abordagens a indivíduos.
Também foram realizadas diversas buscas em áreas de mata fechada com o emprego do cão, sendo simuladas diversas formas de apresentação do odor ao cão.
Além das buscas, durante as aulas práticas, os policiais militares puderam “figurar” como possíveis “meliantes”, e assim, “experimentar” a abordagem realizada por um cão policial altamente treinado (através da própria mordida / “pegada” e imobilização realizada pelo próprio animal através de comandos) e, consequentemente, o impacto psicológico e técnico que a referida modalidade agrega ao serviço policial militar.
O projeto, desenvolvido para implementação do Canil Setorial na cidade de Canoinhas e atuação no 3º BPM (Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo), possui o foco da aplicação do cão em diversos serviços policiais militares, tais quais: Detecção de Entorpecentes; Policiamento Ostensivo; Operações de Busca, Resgate e Salvamento; Controle de Rebeliões e/ou fugas de presos; Policiamento em Praças Desportivas; Controle de Distúrbios Civis; Contra-guerrilha rural e urbana; Demonstrações de cunho educacional / recreativo e auxílio ao PROERD nas escolas.
O comando do 3º BPM aproveita o espaço para parabenizar todos os policiais militares participantes bem como agradecer ao Canil Setorial do 14º BPM, Jaraguá/SC, na figura de seu Comandante bem como toda a equipe daquele Canil.
Além disso, o 3º BPM já possui todos os projetos necessário à implementação do Canil Setorial e a expectativa é de que esta modalidade de serviço esteja em funcionamento a partir de Outubro de 2017.






