Emoji de chimarrão deve chegar nos aplicativos de mensagens até o fim de março deste ano

Quem aprecia aquele mate amargo, seja no Brasil ou em outros países da América Latina, estará mais representado nas redes sociais neste ano.

A Unicode, responsável pelos emojis utilizados em plataformas como WhatsApp e Facebook, garantiu que o mate uma cuia com erva e bomba)estará entre os mais de 200 novos emojis que serão lançados até final de março deste ano.

Emoji do chimarrão é um dos mais de 200 ´cones que serão lançados/Arquivo

A medida ocorre após campanha de jornalistas argentinos do La Nación. “A América Latina não tem nenhum emoji que nos represente, e a escolha do mate é um orgulho para nós“, argumentaram eles.
O pedido foi feito em maio do ano passado.


Além do símbolo do mate, a nova atualização, que se chama Unicode 12.0, também contará com mais representatividade para pessoas com deficiência física, como um ícone de cadeirante.

O emoji de menstruação também deve chegar junto com os novos ícones.

Ícone tem formato de uma gota de sangue e foi criado por uma ONG inglesa/Divulgação

O novo emoji, uma gota de sangue, é resultado de uma campanha criada pela ONG Inglesa Plan International UK, que trabalha pela defesa de crianças e garotas ao redor do mundo.

A ideia da organização, ao propôr uma figura que retratasse a menstruação, era ajudar a diminuir o estigma que ainda ronda o assunto.

Uma pesquisa conduzida pela mesma ONG em 2017 mostrou que quase metade das meninas entre 14 e 21 anos sentiam vergonha da própria menstruação.

Com o emoji se transformando em uma das formas de linguagens que mais crescem em todo mundo, nós percebemos que um emoji de menstruação poderia ajudar a mudar as coisas”, disse a ONG.

O processo de inclusão pode ter tempo de duração distinto entre os aplicativos.

Total
0
Shares