O Governo do Município de Canoinhas contratou todos os médicos necessários para atender à população canoinhense em casos de urgência e emergência.
Há sobreaviso em ortopedia, anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia/ginecologia e pediatria.
Com a instauração de inquérito civil pelo Ministério Público, todos os contratos e serviços da Saúde que envolvem repasses de recursos públicos estão sendo acompanhados detalhadamente pelo órgão.
O Ministério Público recomendou a abertura de licitação; e para cinco especialidades médicas os processos licitatórios foram sucesso: para o plantão presencial de pediatria e para os sobreavisos em ortopedia, anestesiologia, neurologia e neurocirurgia.
A Cooperativa de Especialidades Médicas de Trabalho é responsável pelo sobreaviso em neurologia. A MSK Serviços Médicos venceu a licitação para anestesiologia.
O Instituto de Traumatologia e Ortopedia é responsável pelo sobreaviso em ortopedia e a licitação de neurocirurgia foi vencida pelo Centro de Neurocirurgia e Neurologia do Planalto Norte.
A licitação para pediatria na modalidade de plantão presencial, serviço inédito que será oferecido pelo município, foi realizada na tarde desta terça-feira, 30.
Até lá, a partir de amanhã, 1º de maio, pediatras da mesma empresa, Sabrina Postarek Curi & Cia Ltda, atendem em regime emergencial com sobreaviso.
Contratos emergenciais
Além do contrato emergencial para pediatria que vai garantir o atendimento a partir de amanhã, 1º de maio, em Canoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde contratou emergencialmente outras três especialidades.
A Clínica Médica São Mateus do Sul é a responsável pelo sobreaviso na área de clínica médica. A Koya e Szcypior Serviços Médicos Ltda vai responder pela cirurgia geral. O plantão presencial em ginecologia/obstetrícia, que não parou neste ano, está sob responsabilidade da Clínica Médica Weinert e Ogasawara Ltda.
\”—Podemos reforçar que neste período aprendemos muito e principalmente dialogando com todos os atores envolvidos no processo para melhor agir. Focamos no trabalho de cada dia e, principalmente, no cumprimento das legislações pertinentes. Portanto, continuaremos na luta porque temos muito trabalho pela frente em prol da população”, reforça Zenici.