bom_apetite_canoinhas

sementes_tabaco

cursos

Passagem de ciclone extratropical pelo sul de Santa Catarina deixou estragos em vários municípios

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Ônibus tombado em ponte que cedeu, no Morro da Fumaça. Não houve feridos/Divulgação
A Defesa Civil e o Ciram ( órgão que levanta informações ambientais e meteorológicas de Santa Catarina), haviam emitido um alerta, na quinta-feira (23), que um ciclone extratropical intensificava-se na costa entre o Rio Grande do Sul e sul de SC, trazendo chuvas persistentes com pontuais elevados, em torno e acima de 120 mm.

A chuva veio forte e atingiu pelo menos 12 municípios catarinenses na sexta-feira (24).

O maior acumulado foi registrado em Laguna, onde em apenas 48 horas choveu 273 milímetros, valor maior do que o esperado para todo o mês. A cidade decretou situação de emergência neste sábado.

No Morro da Fumaça, a chuva provocou alagamentos afetando cerca de sete mil pessoas. No total 126 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para abrigos.

Neste sábado (25) a situação começou a ser normalizada. O abastecimento de água no município ficou prejudicado.

A BR 101 no município de Sangão, teve o trânsito interditado pela Polícia Rodoviária Federal após colapso da ponte sobre o Rio Sangão. Um caminhão quase despencou no rio.

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados alagamentos em vários bairros e até o prédio da prefeitura foi atingido.

A Defesa Civil Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Corpo de Bombeiros Voluntários estão empenhados nos trabalhos. São diversas cidades com registros de alagamentos e deslizamentos.

Com o apoio de entidades locais, a Defesa Civil disponibilizou abrigos para acolher os desalojados e alguns municípios estudam a possibilidade de decretar Situação de Emergência.

O ciclone extratropical que atingiu o litoral sul de Santa Catarina está se deslocando em direção ao Oceano, influenciando cada vez menos o Estado.

A PRF liberou provisoriamente, ainda na manhã deste sábado, a passagem de veículos sentido norte da BR-101, em Sangão. Já no sentido sul a pista segue totalmente bloqueada.

Engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram acionados para fazer uma avaliação dos riscos. A expectativa do órgão é de liberar o trânsito até segunda-feira (27).