Na madrugada de sábado (13), por volta das 5h, operadores do COPOM verificaram nas câmeras de monitoramento da Polícia Militar que um homem estava chutando a porta do pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei e em seguida entrou em um veículo EcoEsport, seguindo pela Rua Caetano Costa.
Uma equipe da PM foi acionada para a rua central, onde avistaram o veículo trafegando em zig-zag. Assim que passou pela guarnição, foi iniciado o acompanhamento, acionando giroflex e sirene com intenção de para-lo.
Após insistência, o veículo parou na Rua Caetano Costa, ao lado da Indiana Frutas e Verduras.
De acordo com a PM, após dado ordem para que descesse do veículo, o condutor abriu a porta mas parecia não entender o que os policiais falavam apesar da ordem ser bem clara: descer do veículo, por as mãos sobre a cabeça, vir até a traseira do veículo.
Ele ficou olhando por algum tempo, pro nada, e saiu cambaleante, com desordem nas vestes. Nesse momento a guarnição constatou que o condutor de fato estava embriagado.
Foi realizado busca pessoal e veicular sendo localizado no veículo uma pistola Taurus Calibre 380, carregador de arma (três unidades) e munição (20 unidades).
A arma estava embaixo do banco do motorista, carregada com 15 munições no carregador, outro carregador municiado com 05 munições. Também foi localizado dois facões.
Com o homem foi localizado R$ 2.430,00 em espécie, uma faca pequena e um \”soco inglês\” (no bolso).
Arma de fogo, arma branca, munições, carregadores, dinheiros e objetos que foram apreendidos de posse com o detido. |
Foi oferecido o etilômetro ao condutor porém negou-se ao teste, sendo novamente oferecido na Delegacia e negado novamente.
Diante dos fatos ele foi preso em flagrante por dirigir sob efeito de álcool (embriaguez ao volante) e porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzido para a Unidade Prisional de Canoinhas.
O condutor detido, de 38 anos, exerce cargo comissionado na Prefeitura Municipal de Canoinhas.
Atualização em 15/07 – Nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Canoinhas a respeito do caso:
\”Informamos que o servidor público envolvido em ocorrência policial no último final de semana foi exonerado na manhã desta segunda-feira, 15, pelo prefeito Beto Passos. Embora sempre tenha cumprido com suas atribuições profissionais de maneira correta e eficaz, a conduta apresentada na madrugada de sábado não segue os princípios do Governo do Município.
“O servidor público tem o dever de manter conduta compatível com a moralidade social também em sua vida particular por ser representante da administração pública diante da sociedade”, declara Passos.
Lembramos que é por isso que no ato da contratação de servidor comissionado do Município de Canoinhas, exige-se certidão de antecedentes criminais, negativa de débitos tributários e certidão negativa do SPC\”.