tres_barras

natal_canoinhas

Nova estrutura tarifária da Casan prevê que consumidor pague somente pela água utilizada

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Agência reguladora diz que está em estudo um novo modelo de cobrança.

Durante a reunião das comissões, da Câmara Municipal de Canoinhas, da última terça-feira (2), os vereadores contaram com a presença do Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Adir Faccio, com o objetivo de esclarecer dúvidas pertinentes, com base nos requerimentos já apresentados à Agência.

Foi uma reunião extremamente importante para que possamos discutir as pautas referentes a água e esgoto em nosso município, principalmente as dúvidas sobre taxas tarifárias —afirmou Célio Galeski.

Um novo modelo de cobrança está sendo estudado pela a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), que visa beneficiar usuários que consomem água de forma racional.

Hoje a tarifa mínima é de R$ 46,28. A cada m³ utilizado a mais na tarifa é cobrado mais R$ 4,62 por metragem. 
O modelo de cobrança é igualitário para quem consome até 10m³. Independente se o usuário consumiu 3 ou 10 m³, o consumidor paga o 100% da tarifa.

—Esse valor tem que ser discutido temos que reduzir essa cobrança — a
lertou o presidente da Câmara.

Coronel Mário também comentou sobre resposta recebida da diretora presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

Em requerimento, foi questionado quantos usuários consomem a baixo de 10m³ de água, mas pagam a tarifa inteira. Em resposta, a diretora informou aos vereadores que em Canoinhas existem cerca de 15.084 unidades consumidoras que pagam a tarifa básica, sendo que 7.848 consomem abaixo dos 10 m³.

O vereador apontou alguns municípios que já estudam essa redução de taxa tarifaria, e de acordo co Erzinger,  a própria diretora da Casan destacou que existe um estudo para extinção dessa estrutura de pagamento mínimo no Estado.

Notícia Anterior

“Tomar um chimarrão é sorver a água de nossa história”!

Próxima Notícia

Moto furtada em Canoinhas é oferecida para venda no grupo Fechou Negócio, no Facebook