telemedicina

Últimos dias para inscrições nos Cursos Técnicos gratuitos no IFSC Canoinhas

Avatar photo
Todos os cursos são gratuitos, não há taxa de inscrição e nem prova.

Terminam no dia 2 de dezembro as inscrições para os cursos técnicos subsequentes e concomitantes ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O Câmpus Canoinhas oferece três cursos: Agroecologia, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática. Eles são gratuitos e não possuem taxa de inscrição e nem prova. A seleção é via sorteio público.

Os cursos são na modalidade concomitante, que possibilitam ao aluno cursar paralelamente o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição. 

Para ingressar, o estudante deverá estar matriculado a partir do 1º ano/série do ensino médio até a data da matrícula. São 40 vagas para cada curso.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC. A seleção dos candidatos é feita por sorteio público, marcado para o dia 4 de dezembro. Não será permitida matrícula simultânea em mais de um curso técnico ofertado pelo IFSC.

Técnico em Agroecologia

O curso técnico em Agroecologia tem quatro semestres de duração, com aulas no período matutino. O profissional formado pode trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, instituições de certificação agroecológica, instituições de pesquisa e extensão e em parques e reservas naturais.

O técnico em agroecologia atua nos sistemas de produção agropecuária e extrativista com base em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção é uma das possíveis atuações do técnico em Agroecologia. 

Esse profissional também é capacitado para desenvolver ações integradas, unindo a preservação e conservação dos recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos.

Ele também pode atuar na conservação do solo e da água; auxiliar ações integradas de agricultura familiar, considerando a sustentabilidade da pequena propriedade e os sistemas produtivos; e participar de ações de conservação e armazenamento de matéria-prima e de processamento e de industrialização de produtos agroecológicos.

Técnico em Edificações

Com três semestres de duração, o curso técnico em Edificações tem aulas no período noturno. O profissional formado nesta área pode trabalhar em empresas públicas e privadas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil e em canteiros de obras.

O desenvolvimento e a execução de projetos de edificações, de acordo com as normas técnicas de segurança e a legislação específica, é uma das atribuições do técnico em Edificações. 

Esse profissional atua também no planejamento e elaboração de orçamento de obras e auxilia no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. 
Pode orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações, além de orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

O curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem aulas no período vespertino e três semestres de duração. O profissional pode trabalhar em instituições de ensino e pesquisa e organizações que precisem de prestação de serviços e manutenção em informática (comércio, setor de serviços, órgãos públicos).

O aluno do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática desenvolve competências e habilidades para atuar com manutenção e suporte de sistemas, compreendendo o funcionamento de equipamentos de informática e tornando-se apto a configurar, instalar e efetuar a manutenção de computadores e redes. 

O projeto do curso é voltado também ao desenvolvimento do empreendedorismo.
Notícia Anterior

Homem que fez vídeo espancando crianças é preso pela Polícia Civil em Indaial

Próxima Notícia

Gigante, raríssima e com mais de 500 anos, árvore é “assassinada” em Santa Catarina