tres_barras

refis

Canoinhas: “a doença vai chegar e provavelmente teremos perdas”

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Coletiva foi transmitida ao vivo pela Prefeitura de Canoinhas.

Atualização com informações divulgadas em coletiva na Prefeitura Municipal de Canoinhas na manhã desta segunda-feira (23), sobre as ações das autoridades competentes:

SAÚDE

*A paciente que foi a óbito no domingo (22), deu entrada na UPA na sexta-feira (20), evoluindo com o passar das horas. Ela precisou ser entubada, sendo transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz na manhã de sábado (21).

A idosa, bem como seus familiares, já estavam sendo monitorados, por suspeita da Covid-19.

Segundo a secretária de saúde, Katia Olescovicz, a paciente já tinha histórico de outras comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas). Caso venha a confirmar para o Coronavírus (Covid-19), ela é uma paciente que já estava transmitindo a doença nos dias anteriores a seu internamento.

As pessoas que tiveram contato com a mesma continuam sendo monitoradas e estão em isolamento. O resultado do exame para Coronavírus deve sair em 48 horas.

*Quanto a capacidade de atendimento a possíveis pacientes graves, o Hospital Santa Cruz conta hoje com 8 equipamentos respiradores (ventiladores mecânicos) mas com a potencialização (pactuação com os municípios vizinhos), o número pode chegar a 15.

De acordo com secretaria de saúde, se houver facilidade no processo de compra, esse número pode aumentar (no momento, a aquisição destes equipamentos está restrito ao Ministério ds Saúde).

*A Unidade Central, Cohab 1, Cohab 3 e Policlínica mantêm seus atendimentos normais. A Vigilância Epidemiológica e o CAPS (Programa de Atendimento Psicossocial) também estão com seus atendimentos mantidos.

* Pacientes com sintomas respiratórios devem buscar atendimento na Unidade de Saúde do Campo da Água Verde.

* Nos próximos dias haverá a pactuação com outros municípios para atendimento de seus munícipes. No momento, Canoinhas continua atendendo somente seus pacientes.

* Vacinação contra a gripe nos idosos: A secretaria de saúde está organizando equipes para atender a domicílio. Posteriormente serão divulgados os cronogramas, tanto para o interior como na cidade.

Lembrando que a vacinação iniciou nesta segunda para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, nas unidades da Cohab 3, Cohab 1 e do Centro. Haverá também um ponto de vacinação na escola Severo de Andrade.

A secretária Katia Olescovicz finalizou agradecendo a todos que estão à frente dos serviços: “médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serventes, agentes de saúde e técnicos administrativos, que todos os dias saem de suas casa e não medem esforços para ajudar as outras famílias. A comunidade também está engajada para ajudar os profissionais da saúde”.

Se a doença chegar, se o vírus infectar e tivermos perdas, o que provavemnete vamos ter, nós vamos poder dizer que tudo do nosso melhor foi feito, afirmou a secretária.

PREVENÇÃO

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Atila Sarte, informou que nesta segunda-feira irá continuar o trabalho de desinfecção sanitária dos locais de concentração de pessoas (postos de saúde, farmácias, supermercados). O produto utilizado é o mesmo que está sendo usado na China e em países da Europa, assim como está sendo utilizado em outros municípios de Santa Catarina.

A equipes iniciarão depois que o sol se por, porque o produto acaba evaporando durante o dia.

SEGURANÇA

* Polícia Militar de Canoinhas informa que 2.500 funcionários da WestRock seguiram para suas casas neste fim de semana

* Não há e não terá desabastecimentos nos estabelecimentos de ramo alimentício (supermercados). Não é necessário fazer estoque de alimentos.

Para que a Polícia Militar de Santa Catarina continue garantindo a segurança de todos, é essencial que todos sigam as orientações dos órgãos oficiais.

Veja serviços e estabelecimentos que podem funcionar:

Agropecuárias – Abertas – como extensão de atividades industriais diversas, o ramo de insumo e tratamento de animais deve permanecer aberto com número reduzido de funcionários, somente em áreas de contaminação comunitária, como subsídio para manutenção para produção de bens de consumo essenciais para a população.

Atividade física ao ar livre – Permitido – desde que de curta duração e próximo à residência. PROIBIDO atividades em grupo.

Bloqueio de ruas e rodovias – PROIBIDO – o tráfego de pessoas e veículos não poderão ser objeto de restrições (em especial os de atividades essenciais: transporte de agua; gêneros alimentícios; e de pacientes etc.).

Padarias, mercearias e peixarias – Abertas – desde que mantenham fluxo de pessoas controlado, sem aglomerações, no interior do estabalecimento e obedecendo as regras de higiene.

Clínica de Fisioterapia – Fechadas

Clínicas Médicas – Abertas –  serviço essencial

Clínicas Odontológicas – Fechadas – exceto para urgências.

Construção Civil – Fechadas todas as obras.

Conveniência em Posto de Combustível – Abertas para consumo fora do estabelecimento.

Correios – Fechados -mantidos apenas os serviços administrativos e centros de distribuição.

Delivery (comida e entregas variadas) – Aberto

Feiras Livres – Abertas – A venda de alimentos é atividade essencial. Cuidar para evitar aglomeração.

Igrejas – Abertas – mas não podem realizar culto ou reunião de pessoas.

Indústrias – Abertas –  As atividades industriais do Estado não devem ser paralisadas. Ainda quando não se trate da produção de bens destinados à cadeia de suprimento dos serviços públicos tidos como essenciais. A autorização de funcionamento abrange não apenas a atividade finalística, mas também os setores administrativos das respectivas empresas que viabilizam a continuidade da atividade.

Lojas Comerciais – Fechadas

Oficinas Mecânicas – Fechadas – exceto as que prestam serviço para órgãos essenciais.

Táxis e motoristas de aplicativos – Abertos.

A Polícia Militar segue com ações para conter o avanço do Coronavírus. ” Estamos fazendo a nossa parte, continue fazendo a sua também”.

Notícia Anterior

Brasileiro entra com ação na Justiça para que a China arque com os prejuízos causados pelo Coronavírus

Próxima Notícia

SC confirma novos casos e período de quarentena será prorrogado por mais 7 dias

VOCÊ VIU?