bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Canoinhas: “a doença vai chegar e provavelmente teremos perdas”

Avatar photo

Coletiva foi transmitida ao vivo pela Prefeitura de Canoinhas.

Atualização com informações divulgadas em coletiva na Prefeitura Municipal de Canoinhas na manhã desta segunda-feira (23), sobre as ações das autoridades competentes:

SAÚDE

*A paciente que foi a óbito no domingo (22), deu entrada na UPA na sexta-feira (20), evoluindo com o passar das horas. Ela precisou ser entubada, sendo transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz na manhã de sábado (21).

A idosa, bem como seus familiares, já estavam sendo monitorados, por suspeita da Covid-19.

Segundo a secretária de saúde, Katia Olescovicz, a paciente já tinha histórico de outras comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas). Caso venha a confirmar para o Coronavírus (Covid-19), ela é uma paciente que já estava transmitindo a doença nos dias anteriores a seu internamento.

As pessoas que tiveram contato com a mesma continuam sendo monitoradas e estão em isolamento. O resultado do exame para Coronavírus deve sair em 48 horas.

*Quanto a capacidade de atendimento a possíveis pacientes graves, o Hospital Santa Cruz conta hoje com 8 equipamentos respiradores (ventiladores mecânicos) mas com a potencialização (pactuação com os municípios vizinhos), o número pode chegar a 15.

De acordo com secretaria de saúde, se houver facilidade no processo de compra, esse número pode aumentar (no momento, a aquisição destes equipamentos está restrito ao Ministério ds Saúde).

*A Unidade Central, Cohab 1, Cohab 3 e Policlínica mantêm seus atendimentos normais. A Vigilância Epidemiológica e o CAPS (Programa de Atendimento Psicossocial) também estão com seus atendimentos mantidos.

* Pacientes com sintomas respiratórios devem buscar atendimento na Unidade de Saúde do Campo da Água Verde.

* Nos próximos dias haverá a pactuação com outros municípios para atendimento de seus munícipes. No momento, Canoinhas continua atendendo somente seus pacientes.

* Vacinação contra a gripe nos idosos: A secretaria de saúde está organizando equipes para atender a domicílio. Posteriormente serão divulgados os cronogramas, tanto para o interior como na cidade.

Lembrando que a vacinação iniciou nesta segunda para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, nas unidades da Cohab 3, Cohab 1 e do Centro. Haverá também um ponto de vacinação na escola Severo de Andrade.

A secretária Katia Olescovicz finalizou agradecendo a todos que estão à frente dos serviços: “médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serventes, agentes de saúde e técnicos administrativos, que todos os dias saem de suas casa e não medem esforços para ajudar as outras famílias. A comunidade também está engajada para ajudar os profissionais da saúde”.

Se a doença chegar, se o vírus infectar e tivermos perdas, o que provavemnete vamos ter, nós vamos poder dizer que tudo do nosso melhor foi feito, afirmou a secretária.

PREVENÇÃO

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Atila Sarte, informou que nesta segunda-feira irá continuar o trabalho de desinfecção sanitária dos locais de concentração de pessoas (postos de saúde, farmácias, supermercados). O produto utilizado é o mesmo que está sendo usado na China e em países da Europa, assim como está sendo utilizado em outros municípios de Santa Catarina.

A equipes iniciarão depois que o sol se por, porque o produto acaba evaporando durante o dia.

SEGURANÇA

* Polícia Militar de Canoinhas informa que 2.500 funcionários da WestRock seguiram para suas casas neste fim de semana

* Não há e não terá desabastecimentos nos estabelecimentos de ramo alimentício (supermercados). Não é necessário fazer estoque de alimentos.

Para que a Polícia Militar de Santa Catarina continue garantindo a segurança de todos, é essencial que todos sigam as orientações dos órgãos oficiais.

Veja serviços e estabelecimentos que podem funcionar:

Agropecuárias – Abertas – como extensão de atividades industriais diversas, o ramo de insumo e tratamento de animais deve permanecer aberto com número reduzido de funcionários, somente em áreas de contaminação comunitária, como subsídio para manutenção para produção de bens de consumo essenciais para a população.

Atividade física ao ar livre – Permitido – desde que de curta duração e próximo à residência. PROIBIDO atividades em grupo.

Bloqueio de ruas e rodovias – PROIBIDO – o tráfego de pessoas e veículos não poderão ser objeto de restrições (em especial os de atividades essenciais: transporte de agua; gêneros alimentícios; e de pacientes etc.).

Padarias, mercearias e peixarias – Abertas – desde que mantenham fluxo de pessoas controlado, sem aglomerações, no interior do estabalecimento e obedecendo as regras de higiene.

Clínica de Fisioterapia – Fechadas

Clínicas Médicas – Abertas –  serviço essencial

Clínicas Odontológicas – Fechadas – exceto para urgências.

Construção Civil – Fechadas todas as obras.

Conveniência em Posto de Combustível – Abertas para consumo fora do estabelecimento.

Correios – Fechados -mantidos apenas os serviços administrativos e centros de distribuição.

Delivery (comida e entregas variadas) – Aberto

Feiras Livres – Abertas – A venda de alimentos é atividade essencial. Cuidar para evitar aglomeração.

Igrejas – Abertas – mas não podem realizar culto ou reunião de pessoas.

Indústrias – Abertas –  As atividades industriais do Estado não devem ser paralisadas. Ainda quando não se trate da produção de bens destinados à cadeia de suprimento dos serviços públicos tidos como essenciais. A autorização de funcionamento abrange não apenas a atividade finalística, mas também os setores administrativos das respectivas empresas que viabilizam a continuidade da atividade.

Lojas Comerciais – Fechadas

Oficinas Mecânicas – Fechadas – exceto as que prestam serviço para órgãos essenciais.

Táxis e motoristas de aplicativos – Abertos.

A Polícia Militar segue com ações para conter o avanço do Coronavírus. ” Estamos fazendo a nossa parte, continue fazendo a sua também”.