O pico da ação do novo coronavírus (Covid-19) é esperado para os próximos dias em Canoinhas, informou a Secretária de Saúde, Katia Oliskowski, durante transmissão ao vivo no início da noite desta quinta-feira (26).
—Não é sensacionalismo, não é criar pânico. É para conscientizar a população que os cuidados e as orientações das autoridades de saúde devem ser mantidos, no momento em que as atividades comerciais estão sendo gradativamente liberadas, reafirmou a secretária.
Katia também se diz preocupada com certo comodismo da população e uma certa sensação \”de que não precisamos nos preocupar tanto quanto inicialmente pensávamos, e isso não é verdade!\”
—Os estudos sempre mostraram que o pico de ação viral é esperado para a semana que vem.
Se passarmos a semana que vem e os próximos 10 dias sem o aumento muito significativo dos casos, aí sim poderemos respirar mais tranquilos, afirmou a secretária.
Reforçando essas palavras, nesta quinta-feira (26), a Organização Mundial da Saúde voltou a alertar sobre a aceleração da pandemia em quase todo o mundo e diz que \’milhões\’ poderão morrer se países não agirem com \’ação agressiva\’.
O primeiro mês da circulação do coronavírus no Brasil já deixou 77 mortes e 2.915 casos confirmados.
Desde o início do monitoramento do novo Coronavírus em Canoinhas, cinco pessoas foram hospitalizadas, com quadro sintomático (apresentando sintomas característicos da doença).
Quatro resultados já foram divulgados, sendo todos negativos para a Covid-19.
O último deles foi divulgado pela Secretaria da Saúde de Canoinhas, nesta quinta-feira (26), e refere-se a uma idosa de 73 anos, que continua internada.
O outro resultado, de um jovem de 25 anos que apresenta os sintomas e está internado no Hospital Santa Cruz de Canoinhas, só deve ficar pronto no início da próxima semana.
A secretaria também informou que um paciente, que estava internado e recebeu alta, apresentou piora e que existe a possibilidade de um novo internamento e uma nova coleta para exame da Covid-19.