telemedicina

Governadora anuncia volta às aulas mesmo nas regiões com risco grave em Santa Catarina

Avatar photo
Foto: Mauricio Vieira/Secom

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na noite desta sexta-feira (6) três portarias que alteram portarias anteriores e autorizam a volta às aulas presenciais mesmo em regiões com risco grave para a Covid-19 no mapa de risco do governo do estado. 

Também foram autorizadas atividades de reforço individualizadas nas áreas de risco gravíssimo. Veja no mapa abaixo as regiões que estão em nível de risco grave.
Antes, a volta às aulas presenciais só poderia ocorrer em regiões com risco alto ou moderado para o coronavírus e as aulas de reforço individualizadas estavam autorizadas para locais com risco grave. Qualquer tipo de retorno presencial estava proibido em risco gravíssimo.
A decisão foi anunciada pela governadora Daniela Reinehr:

“A forma como esse trabalho está sendo conduzido e a partir destas novas ações que determinei é o que nos permite avançar neste momento. É uma decisão responsável, que respeita todos os protocolos de preservação da saúde, a autonomia de cada município em definir a melhor estratégia e, sobretudo, a decisão dos pais. O que queremos é o convívio seguro com esta pandemia, respeitando tudo o que já aprendemos com a doença”, frisa a governadora.

Risco GRAVE (cor laranja) Risco GRAVÍSSIMO (cor vermelha) Risco Alto (cor amarela). Nenhuma região de Santa Catarina está em risco MODERADO.

A volta dos alunos às escolas será gradual, respeitando os protocolos sanitários, as avaliações por parte dos municípios, das escolas e a liberdade de escolha dos pais, que poderão continuar com o modelo remoto implantado desde março.

A governadora Daniela Reinehr enalteceu o trabalho do comitê estratégico que, segundo ela, é a base para uma retomada segura das atividades nas escolas de Santa Catarina. 
As alterações já estão em vigor, conforme as portarias SES/SED nº 853, SES nº 854 e SES nº 855, publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6).

Resumo das portarias

A portaria 854/2020 altera a portaria 592/2020 para permitir a volta das aulas presenciais em nível grave e autorizar o reforço individual em nível gravíssimo.

Já a portaria 853/2020 altera a portaria 778/2020, que descreve as regras necessárias para o retorno das aulas durante a pandemia.

Por fim, a portaria 855/2020 traz as normas para as escolas particulares.

>>> Portaria SES/SED nº 853
>>> Portaria SES nº 854
>>> Portaria SES nº 855

Em áreas com risco gravíssimo, agora também estão autorizadas atividades de reforço individualizadas. Antes, qualquer tipo de retorno presencial estava proibido.

Notícia Anterior

Canoinhas registrou 56 novos casos de coronavírus na última semana

Próxima Notícia

Incêndio em vegetação oferece risco à residências na divisa de Três Barras com São Mateus do Sul