Foto: Mauricio Vieira/Secom |
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na noite desta sexta-feira (6) três portarias que alteram portarias anteriores e autorizam a volta às aulas presenciais mesmo em regiões com risco grave para a Covid-19 no mapa de risco do governo do estado.
“A forma como esse trabalho está sendo conduzido e a partir destas novas ações que determinei é o que nos permite avançar neste momento. É uma decisão responsável, que respeita todos os protocolos de preservação da saúde, a autonomia de cada município em definir a melhor estratégia e, sobretudo, a decisão dos pais. O que queremos é o convívio seguro com esta pandemia, respeitando tudo o que já aprendemos com a doença”, frisa a governadora.
Risco GRAVE (cor laranja) Risco GRAVÍSSIMO (cor vermelha) Risco Alto (cor amarela). Nenhuma região de Santa Catarina está em risco MODERADO. |
A volta dos alunos às escolas será gradual, respeitando os protocolos sanitários, as avaliações por parte dos municípios, das escolas e a liberdade de escolha dos pais, que poderão continuar com o modelo remoto implantado desde março.
Resumo das portarias
A portaria 854/2020 altera a portaria 592/2020 para permitir a volta das aulas presenciais em nível grave e autorizar o reforço individual em nível gravíssimo.
Já a portaria 853/2020 altera a portaria 778/2020, que descreve as regras necessárias para o retorno das aulas durante a pandemia.
Por fim, a portaria 855/2020 traz as normas para as escolas particulares.
>>> Portaria SES nº 854
>>> Portaria SES nº 855