telemedicina

Governo vai usar campanhas publicitárias para reforçar informações sobre a pandemia

Avatar photo
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) instituiu quatro pilares para o enfrentamento da Covid-19 no território catarinense. 

Estruturas que serão implantadas para fortalecer o combate ao novo coronavírus:
  • manutenção das Estruturas de UTI Covid-19
  • campanhas publicitárias
  • abordagem dos pacientes na Atenção  da Rede SUS
  • fiscalização e vigilância 
As campanhas educativas devem reforçar e melhorar a forma de comunicar as informações sobre a pandemia com relação aos cenários, regramentos, vacinas, necessidade de consulta imediata após qualquer suspeita ou sintoma, por exemplo. Também serão envolvidos nas campanhas o setor privado, municípios, imprensa, Poder Legislativo e Judiciário.
No quesito de manutenção das estruturas de UTI,  já está sendo habilitada e prorrogada toda a estrutura de leitos até 31 de dezembro de 2020, além da garantia de custeio por parte do Estado e dos municípios.
Também haverá manutenção dos pagamentos do teto máximo dos contratos das organizações sociais até 31 de dezembro de 2020 e do teto da Política Hospitalar Catarinense (PHC) até junho de 2021.

Em meio a abordagem dos pacientes na Atenção Primária da Rede SUS estão sendo trabalhados o diagnóstico precoce e qualificado com estratificação gradativa e tratamento conforme necessidade e autonomia médica; o monitoramento dos doentes reforçando a importância da atenção primária, das parcerias público/privadas e uso de aplicativos; e a rastreabilidade de contatos para o controle da Covid-19.

Sobre a fiscalização e vigilância será reforçada a atuação do Centro de Operações de Emergência em Saúde e do Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil. 

 Os gestores públicos estaduais, municipais e privados serão corresponsáveis nas ações de vigilância e fiscalização. Além disso, as portarias, os decretos e as notas técnicas estão sendo reformuladas para uma uniformização das informações para, assim, facilitar o entendimento de todos.

Dentro da questão de enfrentamento da Covid-19 também estão sendo elaboradas outras ações como o Plano de Contingências (Verão 2020/2021), o Planejamento Pós-Pandemia e a Estruturação da Oferta de Cirurgias Eletivas.

A Covid-19 entrou em uma perigosa escalada em SC nos últimos dias. A semana começou com o preocupante índice de 80% de ocupação das UTIs no estado, muito próximo ao registrado em agosto, no pico da pandemia.

Notícia Anterior

Morre paciente de outro município que estava internado na ala covid do HSCC

Próxima Notícia

Mais de 6 milhões de testes para covid estão “encalhados\’ e podem acabar no lixo