Foto: Divulgação/PCSC |
Ao mesmo tempo em que mantém o monitoramento e as forças contra as organizações criminosas violentas, a Polícia Civil de Santa Catarina lançou uma gestão desafiadora em 2020: investigar e combater os crimes contra a administração pública.
Para tanto, o ano marcou a ativação das cinco Delegacias de Combate à Corrupção (DECORs).
“A partir das DECORs desencadeamos um novo momento de gestão na Polícia Civil frente ao combate aos crimes contra a administração pública e à corrupção.
Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico da Polícia Civil 2019-2023, tendo sempre como foco a garantia da fiscalização dos recursos públicos e a melhor prestação dos nossos serviços aos cidadãos”, destaca o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e delegado-geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich.
Assim, a Polícia Civil de Santa Catarina passou a tratar o combate à corrupção como prioridade, já que esse tipo de crime afeta toda a sociedade brasileira.
Ao total, as DECORs e a CECOR instauraram 42 inquéritos policiais em 2020. Houve ainda 76 indiciamentos e 16 prisões deferidas, tendo mais de R$ 13 milhões de valores apreendidos em 2020.
De janeiro a 21 de dezembro de 2020, a Polícia Civil de SC realizou 1.485 operações policiais em todo o Estado. Os números ainda devem se alterar até o final do ano, pois novas operações deverão ser realizadas.
Outro dado relevante foi o de apreensão de drogas no Estado. Neste período foram mais de 5 toneladas de entorpecentes apreendidos com destaque para maconha e cocaína.
Também foram significativos os valores apreendidos em dinheiro em espécie – mais de R$ 6 milhões foram encontrados nas operações, recursos estes do tráfico de drogas, de roubos e de atividades ilícitas.
O número de armas e munições apreendidos também foi destaque. Foram 371 armas e mais de 13 mil munições apreendidas em todo o Estado. De 1º de janeiro a 21 de dezembro foram 911 flagrantes com 2.043 presos.
Em 2020 também houve uma série de conquistas para a Polícia Civil de Santa Catarina, tais como:
- incorporação da Indenização por Regime Especial de Serviço Ativo (Iresa),
- ampliação da Delegacia Virtual, a criação da DP Virtual da Mulher,
- implementação do PCSC WebConf,
- criação do Ensino à Distância da Acadepol,
- criação do Centro de Apoio de Polícia Judiciária Eleitoral,
- implantação do Serviço Aeromédico junto ao Helicóptero da Polícia Civil de Criciúma,
- fortalecimento da integração com as forças de segurança e do serviço de Inteligência, entre outras ações importantes para a redução dos índices de criminalidade no Estado.