Foto: Mauricio Vieira / Secom |
Atendendo definições previamente estabelecidas em conjunto com prefeitos, demais Poderes e autoridades de Saúde, o Governo de Santa Catarina publica na edição desta sexta-feira (4), do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto com novas medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19.
―Com a nova regra, as pessoas precisam ficar em casa entre meia-noite e 5h. A medida vale por 15 dias.
―Os serviços e atividades não essenciais podem funcionar até a meia-noite e a entrada de clientes é permitida até as 23h;
―A nova norma não vale para quem trabalha em serviços essenciais, como segurança pública e saúde.
―O uso de máscara passa a ser obrigatório em todos lugares, exceto em residências, enquanto durar o decreto de calamidade pública estadual.
Segundo o governo, o toque de recolher é necessário neste momento para diminuir a circulação de pessoas e a velocidade de transmissão do vírus.
A Cojur da secretaria de Estado da Saúde ressalta ainda que “quanto ao aspecto legal, a minuta tem amparo na Constituição da República e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta, pediu ajuda da população porque , segundo ele, o risco de colapso do sistema de saúde é real.