Vegetação, casas e muros foram arrastados com a força da chuva em Presidente Getúlio. Foto: Reprodução |
Em informe divulgado às 18h17 desta quinta-feira (17) pela Defesa Civil, o órgão confirmou que pelo menos 12 pessoas morreram por causa da enxurrada que atingiu o Vale do Itajaí na noite de quarta (16) e madrugada desta quinta. Foram nove óbitos em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama.
Área central de Presidente Getúlio, uma das áreas afetadas pela enxurrada.Foto: Patrick Rodrigues |
O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades do Vale do Itajaí (vídeo no final da matéria).
Reprodução |
Em Presidente Getúlio, em 12 horas, o acumulado de chuva foi de 121 milímetros. O previsto para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros, segundo a Defesa Civil. A previsão é de mais chuva nas próximas horas.
\”O cenário é desolação, destruição, coisa jamais vista. Arrastou casas, muros. Árvores estão espalhadas, levou casa inteira. É um cenário muito preocupante\”, disse o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso.
As buscas aos desaparecidos se concentram em uma área próxima a um córrego, onde tinham casas que foram levadas por uma enxurrada.
MAIS CHUVA
A Defesa Civil do estado emitiu alerta para mais temporais nesta quinta-feira (17), para as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul , com possibilidade de fortes rajadas de vento e granizo.