Governo estuda antecipar novamente o 13º salário de aposentados e pensionistas

Avatar

pagamento 13 aposentadosAGÊNCIA SENADO — O governo estuda antecipar novamente o décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS e o abono salarial.

Mesmo com datas ainda não fechadas, a equipe econômica avalia pagar a primeira parcela do 13º salário, além do auxílio doença e do Benefício de Prestação Continuada, já em fevereiro, e a segunda parte em março de 2021.O mesmo calendário valeria para pagamento do abono salarial.

Em 2020, a medida também foi adotada, com o pagamento integral do 13º no primeiro semestre do ano.

A iniciativa é bem vista pelo governo por injetar recursos na economia, após o fim do auxílio emergencial, sem gerar custos extras.
Em 2020, a antecipação do 13º levou a um debate sobre a criação de um 14º salário emergencial já que muitos aposentados programam a utilização do dinheiro extra justamente no fim do ano.
 
OUTRAS MEDIDAS

Como os recursos já estão previstos no orçamento e apenas vão ser desembolsados com antecedência, a iniciativa é vista como viável pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Em paralelo, outras medidas são estudadas, como a reformulação ou ampliação do Bolsa Família.

No ano passado, o governo cogitou criar um novo programa social, o Renda Brasil, que seria a marca da administração de Jair Bolsonaro. Entretanto, agora, a sinalização é que o próprio Bolsa Família seja ampliado ou, até mesmo, reformulado.

O chefe do executivo vem afirmando que não tem como prorrogar, mais uma vez, o pagamento do auxílio.

Total
0
Shares