bom_apetite_canoinhas

cursos

Porto União e Jaraguá do Sul já compraram seringas e agulhas para quando iniciar a vacinação

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Municípios se anteciparam para garantir que não faltem insumos para quando iniciar a vacinação contra a Covid-19.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul informou que já adquiriu 80 mil seringas e agulhas para aplicar as doses da vacina contra Covid-19 antes mesmo da definição final do Ministério da Saúde a respeito de qual vacina será aplicada. 

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, justifica a compra do material, mesmo tendo a possibilidade de distribuição gratuita de agulhas e seringas por parte do Ministério da Saúde.

“Se o Ministério da Saúde ceder esse material, poderemos usar para outras vacinas. Se não ceder, e recebermos apenas as doses da vacina, estaremos prontos para iniciar a imunização”, detalha Moretti. A imunização será iniciada pelo grupo de risco covid-19, como pessoas acima dos 60 anos de idade, profissionais de saúde, além de portadores de doenças crônicas e indígenas.

Em Porto União, o Secretário de Saúde informou ontem (6), que o município também já se antecipou e, no mês de dezembro de 2020, efetuou a compra de 42 mil seringas e agulhas que serão utilizadas na vacinação do Covid-19 assim que ela for liberada no Brasil.

\”Estamos nos preparativos para a chegada da tão esperada vacina. Desde dezembro adquirimos 42 mil seringas com as agulhas, para que tão logo chegue a vacina nós tenhamos os meios próprios para fazer a inoculação nos nossos munícipes\”, afirmou o secretário.

Além da compra das seringas, o município também tem realizado outras ações voltados para o combate ao coronavírus, com novo treinamento para os funcionários da saúde, e a instalação de um contêiner refrigerado para o armazenamento das vacinas assim que elas chegarem ao município.

O município também irá oferecer nos próximos dias um novo teste para os pacientes com suspeita de Covid-19. 

 \”Os testes antígenos que estamos adquirindo é para que possamos fazer o diagnóstico da Covid em tempo real\”, contou o secretário. O teste antígeno é feito com o um swab (cotonete) e o resultado sai em duas horas após a realização do exame\”.

Assim como o RT-PCR, o teste de antígeno é indicado para investigação de pacientes na fase aguda da doença, porém com a vantagem de ser mais barato, rápido, de fácil execução e implementação, mesmo em laboratórios clínicos de pequena infraestrutura.