O primeiro caso da variante EG.5 da Covid-19, popularmente conhecida como Éris, foi confirmado em Santa Catarina, informou a Secretaria de Estado da Saúde na tarde desta terça-feira (5).
O paciente é um morador de Biguaçu, na Grande Florianópolis, de 37 anos que teve sintomas leves.
A secretaria recebeu a confirmação do caso na noite de segunda (4). O paciente procurou o Hospital Regional de São José, cidade vizinha a Biguaçu, em 24 de julho com os sintomas de coriza, dores musculares e dor de cabeça.
O homem tinha apenas o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, ou seja, a primeira e segunda doses, sem nenhum reforço. Foi feita coleta do paciente.
No dia seguinte, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) confirmou que estava com Covid-19.
Em 1º de agosto, a amostra foi enviada para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genético. Foi esse órgão quem confirmou que se tratava da variante EG.5.
Estado reforça vacinação
A secretaria destacou que a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves e mortes por Covid-19. Além do esquema primário (primeira e segunda doses), é importante que toda a população atualize a situação vacinal com as doses de reforço.