“As crianças a partir do primeiro ano do ensino fundamental terão aulas de inglês”. A afirmação é da vice-prefeita de Canoinhas, Zenilda Lemos. Esta foi uma das novidades anunciadas durante a abertura oficial do ano letivo de 2026 nesta quarta-feira, 4. Cerca de 1.300 profissionais da educação participaram do evento realizado no ginásio Melquíades Pereira da Cruz.
“Aproximadamente 2.200 estudantes matriculados do 1º ao 5º ano passarão a ter o contato com a língua estrangeira desde os primeiros passos da alfabetização”, informou Zenilda.
Mas as boas notícias não param por aí, a educação infantil passará a contar, a partir de 2026, com pedagogos na educação infantil, além da contratação de professores para atividades complementares. Já nos anos iniciais do ensino fundamental houve também a inserção do letramento em língua portuguesa e matemática.
Na educação infantil, as crianças terão aulas de contação de histórias e musicalização. “Assim vamos viabilizar a implementação da hora-atividade a todos os professores da educação infantil e anos iniciais, garantindo tempo para planejamento e estudo”, destacou o secretário de Educação, James Brey.
Estas e outras ações como a entrega de material escolar, esportivos e de expediente, CEI novo, obras em unidades vão garantir mais de R$ 100 milhões de investimentos somente na educação neste ano, de acordo com a vice-prefeita.
O evento que marcou o início do ano letivo 2026 contou com a palestra do psicólogo e mestre em educação Marcos Meier. A Secretaria de Educação também apresentou os investimentos realizados nas unidades de ensino no último ano. A estrutura física acompanhou a evolução pedagógica.
No último ano, a rede municipal atendeu mais de seis mil alunos e executou um cronograma de obras que incluiu a construção de muros, reformas de telhados, banheiros e a revitalização da pintura em diversas unidades, com destaque para a entrega de novos espaços como o CEI Ederson Mota e o Centro de Intervenção Multidisciplinar. “Em 2025 também aumentamos o número de monitores no berçário 1, compromisso assumido e cumprido”, lembrou Zenilda.
No último ano também aumentamos o investimento em transporte escolar (e novos ônibus serão comprados para ampliar a frota própria) e iniciamos ainda a construção de um novo CEI para ampliar o número de vagas de creche: o CEI Jussara Maria Barbosa.











