fesmate

telemedicina

Região do Planalto Norte aponta para expansão da pandemia

Avatar photo
Foto: SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira (27), os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus.

Pela nova classificação, oito regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha), sete regiões em nível grave (cor laranja) e uma região com nível alto (cor Amarela) de risco potencial para a Covid-19 (mapa abaixo).

Neste boletim, em comparação com a semana anterior, o Extremo Oeste passou de grave para o nível de maior atenção, enquanto o Extremo Sul saiu do patamar grave para o alto (amarelo). 

A Grande Florianópolis e Serra catarinense também apresentaram melhora e passaram de gravíssimo para grave.

Contudo, a região do Planalto Norte permanece em nível gravíssimo. As regiões classificadas com risco Grave ou Gravíssimo registram alta ocorrência de óbitos e o Rt (comportamento da pandemia) aponta para a expansão da pandemia, de acordo com o mapa.

Transmissibilidade

Todas as regiões do estado estão classificadas com risco Grave ou Gravíssimo para o aumento de casos de Covid-19.

Ocupação de leitos de UTI – Reservado COVID

As regiões classificadas em nível Grave e Gravíssimo encontram-se em alerta para a ocupação de leitos de UTI reservado COVID.

Mudanças na data da Matriz

A partir da próxima semana, a Matriz de Risco Potencial Regional, que avalia as condições da Covid-19, passará ser divulgada aos sábados, com dados coletados nas sextas feiras. As alterações e medidas sanitárias passarão a ser aplicadas na segunda-feira subsequente.

O objetivo desta alteração na data da divulgação e do início das ações necessárias é proporcionar às atividades e municípios maior prazo para realização de adequações e restrições sanitárias, diante de eventuais mudanças de classificação. Além de facilitar a organização dos órgãos fiscalizatórios.

Com isso, a nova matriz será divulgada no dia 06 de fevereiro de 2021. As alterações necessárias diante de novas classificações passarão a ser aplicadas a partir das 0h do dia 08 de fevereiro de 2021.

Notícia Anterior

Saúde de Três Barras confirma a 16ª morte por complicações da covid-19

Próxima Notícia

Saúde de Canoinhas divulga público já vacinado contra Covid-19