Saúde de Canoinhas registra 49 novos casos para Covid-19 em um dia

O álcool em gel colabora para a diminuição dos vírus, porém não é o método mais eficaz. A maneira que apresenta mais eficácia para isso é uma lavagem correta das mãos com o uso de água e sabão.
Em 24 horas, 49 pessoas testaram positivo Covid-19 em Canoinhas. A informação é da Secretaria de Saúde, em boletim divulgado na noite desta quarta-feira (6).
O Painel de Casos Covid-19 SC, mantido pelo Governo do Estado, registrou mais um óbito para Canoinhas, ocorrido ontem (5). Trata-se de um paciente de 68 anos, que apresentou os primeiros sintomas no dia 22 de dezembro. 

Com esses dados, o número de pessoas que já foram infectadas com o novo coronavírus no município é de 1.892. Destas, 1.745 são consideradas recuperadas. 

Entram no cálculo de recuperados, os pacientes que tiveram início de sintomas há pelo menos 14 dias, não evoluíram a óbito e não se encontram em internação hospitalar.

Subiu também o número de pacientes internados. Agora são 12 pessoas que estão em tratamento da doença na ala covid do Hospital Santa Cruz, sendo que 9 fazem uso de respirador.

Há 122 pessoas com o vírus ativo, sendo monitoradas. São considerados casos ativos todos aqueles confirmados para Covid-19 que não evoluíram a óbito e não se enquadram nos critérios de recuperados.

De acordo com a Secretaria, dos pacientes internados, 6 são de outros municípios e 6 são de Canoinhas. 

Do dia 30 de dezembro de 2020 à 5 de janeiro, 172 pacientes foram liberados para convívio social seguro. Neste mesmo período, 147 novos casos foram registrados.
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina

CUIDADOS SIMPLES PODEM EVITAR UM MAL MAIOR

O uso do álcool em gel colabora para a diminuição dos vírus, tanto nas mãos quanto nos objetos. Porém não é o método mais eficaz para a eliminação total das bactérias e vírus que podem ser transmitidas facilmente para o nosso rosto.

A maneira que apresenta mais eficácia para isso é uma lavagem correta das mãos com o uso de água e sabão (sabonete em pedra ou líquido, detergente, etc) por pelo menos 1 minuto).

A eficácia dos produtos acontece porque o coronavírus é revestido com um camada de gordura que o protege. Quando em contato com sabão ou álcool, por exemplo, a camada se dissolve, matando o vírus.

Médicos destacam que, embora o álcool seja um ótimo aliado para levar na bolsa e usar ao longo do dia, o ponto mais importante da prevenção é a lavagem correta das mãos, que não deve ser subestimada.

O procedimento deve ser feito com água corrente para tirar o sabão/sabonete da pele. O ideal é fechar a torneira com um papel ou uma toalha para não contaminar novamente.

A Secretaria de Saúde reforça que a população continue com os cuidados que já são orientados, como: 

  • usar máscara,
  • distanciamento social (no trabalho e locais públicos ficar a distância segura de 1,5 metro pelo menos),
  • lavar constantemente as mãos,
  • passar álcool gel,
  • evitar aglomerações,
  • observar a presença de sinais e sintomas, caso presentes, procurar atendimento médico no Centro de Referência ou orientações na Central Covid de Atendimento.
Total
0
Shares