O álcool em gel colabora para a diminuição dos vírus, porém não é o método mais eficaz. A maneira que apresenta mais eficácia para isso é uma lavagem correta das mãos com o uso de água e sabão. |
Com esses dados, o número de pessoas que já foram infectadas com o novo coronavírus no município é de 1.892. Destas, 1.745 são consideradas recuperadas.
Há 122 pessoas com o vírus ativo, sendo monitoradas. São considerados casos ativos todos aqueles confirmados para Covid-19 que não evoluíram a óbito e não se enquadram nos critérios de recuperados.
De acordo com a Secretaria, dos pacientes internados, 6 são de outros municípios e 6 são de Canoinhas.
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina |
O uso do álcool em gel colabora para a diminuição dos vírus, tanto nas mãos quanto nos objetos. Porém não é o método mais eficaz para a eliminação total das bactérias e vírus que podem ser transmitidas facilmente para o nosso rosto.
A maneira que apresenta mais eficácia para isso é uma lavagem correta das mãos com o uso de água e sabão (sabonete em pedra ou líquido, detergente, etc) por pelo menos 1 minuto).
A eficácia dos produtos acontece porque o coronavírus é revestido com um camada de gordura que o protege. Quando em contato com sabão ou álcool, por exemplo, a camada se dissolve, matando o vírus.
Médicos destacam que, embora o álcool seja um ótimo aliado para levar na bolsa e usar ao longo do dia, o ponto mais importante da prevenção é a lavagem correta das mãos, que não deve ser subestimada.
O procedimento deve ser feito com água corrente para tirar o sabão/sabonete da pele. O ideal é fechar a torneira com um papel ou uma toalha para não contaminar novamente.
- usar máscara,
- distanciamento social (no trabalho e locais públicos ficar a distância segura de 1,5 metro pelo menos),
- lavar constantemente as mãos,
- passar álcool gel,
- evitar aglomerações,
- observar a presença de sinais e sintomas, caso presentes, procurar atendimento médico no Centro de Referência ou orientações na Central Covid de Atendimento.