iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Com total de chuva recorde em municípios de SC, nível dos rios estão altos

Avatar photo

Situação hidrológica dos rios nesta terça (2). Imagem: Epagri/Ciram

O mês de janeiro terminou com grandes volumes de chuva em todas as regiões de Santa Catarina, com recordes em alguns municípios. 

O balanço foi divulgado nesta terça-feira (2), pelo setor de Meteorologia da Epagri/Ciram. Em algumas localidades choveu mais do que o dobro da média de janeiro.

Com a alta precipitação no mês, os rios estão cheios e alguns já no limite, quase no nível de atenção para enchente, como caso do Rio Canoinhas, que na noite desta terça-feira (2) marcava quase 6 metros (mapa acima). Confira aqui a situação hidrológica dos rios do estado.

A cheia do rio também dificulta a captação, tratamento e distribuição de água pela Casan. Por conta da turbidez e sujeira, o processo demanda mais tempo, ocasionando falta de água temporária em bairros mais altos de Canoinhas.

MUITA CHUVA

O maior registro foi de 686,4 milímetros em Florianópolis. O recorde do município até então era de janeiro de 2018, quando choveu 652 mm.

“Os maiores acumulados foram especialmente no Litoral. Na Grande Florianópolis, em um único dia, choveu 240 mm, o que corresponde à média do mês inteiro que é de 200 a 250 mm. 

Anomalia mensal de precipitação em SC em janeiro de 2021. Fonte: Estações meteorológicas da Epagri, INMET, Casan, ANA e outras instituições. Elaboração: Maikon Alves (Epagri/Ciram).

A medição foi feita na estação da Casan, no Centro de Florianópolis”, relatou a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.
Entre Joinville e Garuva, os totais do mês ficaram acima de 500 mm. Em Schroeder, os acumulados foram superiores a 600 mm. 
Já em Urupema, o total de chuva de 391,2 mm é o maior volume mensal absoluto registrado no município neste período. Em Urubuci (340mm) e Rancho Queimado (445,6mm), os totais também representam recordes para janeiro.

Em boa parte do interior do Estado e Litoral Sul os volumes de chuva ficaram acima de 100 mm. Na primeira quinzena de janeiro, foi registrada pouca chuva em Santa Catarina, com totais inferiores a 75 mm em grande parte do interior. 

Na semana entre 17 e 25, a chuva atingiu grandes volumes especialmente em Florianópolis.

CONFIRA A PREVISÃO PARA ESTA SEMANA

Quarta-feira (03/02):

Tempo: manhã e início da tarde com sol em SC. À tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões. Risco de temporais localizados.

Temperatura: mais elevada no norte de SC. Do oeste ao sul, diminui no fim do dia.
Sistema: passagem de frente fria por SC.

Quinta-feira (04/02):

Tempo: chuva com trovoada, melhorando com sol no decorrer do dia, a partir do oeste. No Litoral Norte, melhora à noite.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Sexta-feira (05/02):

Tempo: sol na maior parte de SC com aumento da nebulosidade no norte e litoral. No Litoral Sul e Litoral Norte, chuva fraca e isolada no início e fim do dia.

Temperatura: em elevação à tarde.

Sábado (06/02)
:

Tempo: sol na maior parte de SC com aumento da nebulosidade a partir da tarde no norte de SC. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada no início e fim do dia.

Temperatura: em elevação à tarde.

Semana será de sol na maior parte do tempo no estado. Confira a previsão.