bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Cardiologista será o 4º ministro da Saúde desde o começo da pandemia

Avatar photo
Marcelo Queiroga será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia de Covid, há pouco mais de um ano.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ser o novo ministro da Saúde. Ele se reuniu com Bolsonaro nesta segunda-feira (15) no Palácio do Planalto após a recusa da médica Ludhmila Hajjar para assumir o lugar do general Eduardo Pazuello.

Queiroga será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia de Covid, há pouco mais de um ano. 

Antes dele, estiveram no comando do ministério o médico e ex-deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS); o médico Nelson Teich e, por último, o general do Exército Eduardo Pazuello.

“Foi decidido agora à tarde a indicação do médico, doutor Marcelo Queiroga, para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente. Já o conhecia há alguns anos. Então, não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias. Tem tudo no meu entender para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento a tudo que o Pazuello fez até hoje”, afirmou Bolsonaro a apoiadores, ao chegar no início da noite à residência oficial do Palácio da Alvorada, em transmissão ao vivo do site “Foco do Brasil”.

Antes de se reunir com Queiroga, Bolsonaro conversou no domingo e nesta segunda com a médica Ludhmila Hajjar. Mas a negociação fracassou, e a médica afirmou que não aceitaria convite para se tornar ministra. Especializada no tratamento da Covid, ela afirmou quenão houve “convergência técnica” com Bolsonaro.

Antes negando a própria substituição, o general Eduardo Pazuello admitiu nesta segunda-feira (15) que o presidente Jair Bolsonaro avaliava a mudança no comando da Saúde:

“O cargo é do presidente da República, existe essa possibilidade desde que eu entrei. Eu poderia ficar a curto, médio e longo prazo. Estamos a médio prazo. O presidente está pensando em substituição, avaliando nome, conversei com ele e Ludhmila, e claro que estou a disposição de ajudar a todos que vierem aqui” disse.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado