Confirmado primeiro caso de reinfecção por coronavírus em SC

Avatar
Paciente teve confirmação positiva em setembro de 2020, com segunda infecção confirmada em fevereiro de 2021.
nova variante do coronavirus em santa catarina

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina.

O caso foi confirmado laboratorialmente em 31 de março pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de referência para Santa Catarina para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC).

É considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada.

O paciente de 30 anos é residente do município de Lages – sem histórico de viagens – com confirmação positiva em setembro de 2020, com segunda infecção confirmada em fevereiro de 2021.

Na primeira infecção foi identificada a linhagem B.1.1.28 e na segunda a Variante de Preocupação, conhecida como a variante brasileira.

Este é considerado o primeiro caso de reinfecção confirmado no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

O diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), João Augusto Brancher Fuck, reforça que os cuidados de prevenção a COVID-19 devem ser mantidos por toda população catarinense.

“Para redução da transmissão do coronavírus as medidas de precaução devem seguir. O uso de máscaras, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e distanciamento social são medidas eficazes para nossa proteção”, afirma o diretor.

Até o momento, foram notificados 35 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 21 descartados, 1 confirmado e 13 aguardando resultado.   

Total
2
Shares