Idosa aprende a ler durante aulas virtuais do neto

Avatar
Idosa assistiu às aulas e usou livros do neto para conseguir ler primeiras palavras.

Foi durante a pandemia de Covid-19 que Marlene Hinckel, de 63 anos, conseguiu aprender a ler as primeiras palavras em sua vida.

A moradora de Florianópolis aproveitou as visitas diárias da filha e do neto de 7 anos a sua casa durante o ano passado para acompanhar os conteúdos das aulas virtuais do menino, que estava em processo de alfabetização.

Em 2019, Marlene, que mora sozinha, se matriculou e começou a ter aulas na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Mesmo assim, a idosa não se alfabetizou. A situação se agravou com a pandemia, quando ela não conseguiu acompanhar as atividades à distância.

Em 2020, a filha e o neto passaram a visitar Marlene diariamente para que a idosa não se sentisse sozinha.

Era na casa da avó que o menino assistia às aulas virtuais, sempre com a matriarca atenta a tudo. Assim, Marlene aprendeu a ler.

Segundo a idosa, sem saber ler, até as compras no supermercado eram difíceis. Ela conta que não conseguia diferenciar o frasco do shampoo e o do condicionador. Agora consegue comprar os dois produtos.

O neto, que estuda em uma unidade particular, já retornou para as aulas presenciais esse ano.

Com isso, Marlene está sem as atividades remotas do garoto para acompanhar, mas se sente mais motivada e segue estudando em casa com a ajuda da filha, enquanto aguarda a vacinação contra a Covid-19 e o retorno presencial de suas aulas para aprimorar a leitura.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Total
3
Shares