bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Mulher falecida em 2018 ‘foi vacinada’ contra covid em Blumenau

Avatar photo
Dados de uma usuária de uma unidade de saúde constavam nos relatórios como se houvesse sido vacinada durante a pandemia.

Uma mulher, falecida em 2018, apareceu na lista dos vacinados contra a Covid-19 durante a pandemia em Blumenau. O caso foi percebido na quarta-feira (2) pela equipe da Unidade de Saúde em que a mulher era atendida enquanto estava viva.

A Prefeitura de Blumenau informou que abriu uma sindicância para apurar como o nome de uma falecida apareceu na lista dos vacinados.

O objetivo é apurar se houve adulteração ou falsificação na utilização de registros por parte de funcionários públicos.

Nota oficial

A Prefeitura de Blumenau informa que o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar determinaram a abertura de uma sindicância interna para investigar a aplicação de uma dose da vacina contra a Covid-19 na cidade.

O município recebeu na tarde desta quarta-feira (2/06/21), o relato de uma unidade de saúde comunicando que os dados de uma usuária, já falecida, constavam nos relatórios como se a mesma houvesse sido vacinada durante a pandemia.

A vacinação não teria ocorrido pelo sistema de agendamento com aplicação na Central da Vila Germânica, mas por meio do processo de vacinação itinerante, que realiza a aplicação em pessoas acamadas e casas asilares, por exemplo.

Diante disso, a Secretaria de Promoção da Saúde fez o rastreamento das informações, produzindo um relatório já encaminhado à Procuradoria Geral do Município. O objetivo é analisar o fato ocorrido e apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, caso seja comprovado que houve adulteração ou falsificação na utilização de registros.

Além disso, a Secretaria de Promoção da Saúde comunicou o fato à Comissão de Vacinação contra à Covid-19 e dará ciência do mesmo ao Ministério Público de Santa Catarina.

Cabe ressaltar que a vacinação no município segue todas as determinações do Ministério da Saúde e as deliberações do Governo do Estado. A Prefeitura reforça ainda seu compromisso com a lisura em todo o processo de vacinação e a transparência desde o início da pandemia, mantendo inclusive um hotsite com todas as informações da aplicação de recursos, bem como a listagem dando publicidade a todos os agendados e vacinados contra a Covid-19.