Um adolescente foi picado na perna por um escorpião dentro de uma da sala onde fazia o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiânia, neste domingo (28),
Lucas Dias da Costa, de 17 anos, contou que sentiu uma dor leve na perna ao ser picado.
“Eu olhei no chão e vi um bichinho enrolado, encostei nele com a caneta e era um escorpião”, explicou.
A mãe do adolescente disse que quando o filho sentiu a picada, viu o bicho e chamou o fiscal, que chamou a coordenadora. Segundo a mãe, o fiscal de prova, no desespero, matou o escorpião e jogou fora. Os responsáveis pela aplicação do teste chamaram os bombeiros.
Apesar do susto, o estudante estava consciente, conversando e garantiu que se sentia bem. De toda forma, teve que ser levado pelos bombeiros ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT).
A picada de escorpião geralmente não causa dor ou sintomas imediatos, porém em cerca de 20% dos casos é relatada necrose localizada que se desenvolve em períodos de horas ou dias.
Até as 16h deste domingo a unidade de saúde não havia informado o estado de saúde do rapaz.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explicou, por nota, que o estudante pode participar da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada em 9 e 16 de janeiro de 2022, desde que siga os procedimentos previstos no edital.