telemedicina

fesmate

Anvisa identifica caso positivo da Covid-19 em brasileiro que veio da África do Sul

Avatar photo
Não há confirmação se o caso é da variante Ômicron. Paciente, que já está em isolamento, é vacinado.

Um passageiro brasileiro, com passagem pela África do Sul, e que desembarcou em Guarulhos ontem (27), em um voo da Ethiopian Airlines, testou positivo para Covid-19, informou a Anvisa neste domingo (28).

A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo e assintomático (sem sintomas).

No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do sábado, sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde nacional, estadual e municipal, ainda na madrugada deste domingo. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.

Conforme recomendação da Anvisa, a Portaria Interministerial n. 660, de 27 de novembro de 2021, proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul, República de Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue a partir de segunda-feira (29).

Em que pese as restrições relacionadas aos viajantes provenientes desses países ainda não estarem em vigor, a Anvisa, desde a última sexta-feira, ao identificar o risco de transmissão da nova variante Ômicron, já vem atuando para captação de eventuais riscos de sua disseminação no Brasil.

A Anvisa reforça que realiza a triagem em aeroportos brasileiros desde o início da pandemia, a fim de adotar as ações de prevenção e promoção da saúde nos casos de identificação de viajantes infectados pelo Sars-Cov-2.

Notícia Anterior

SUSTO
Estudante é picado por escorpião durante prova do Enem em Goiânia

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Ônibus de turismo e caminhão colidem na BR 116 em Papanduva

VOCÊ VIU?