Uma criança de 3 anos morreu na manhã desta terça-feira (25) em Içara, no Sul de Santa Catarina, após dar entrada no Hospital São Donato (HSD) com parada cardiorrespiratória. A menina fez o teste de Covid-19 e o resultado foi positivo para a doença, segundo a unidade hospitalar.
A relação entre a infecção e o óbito é investigada pelo município, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), que confirmou ter sido notificada por Içara sobre o caso.
Em nota, o diretor técnico do HSD, Marcelo Brum Vinhas, disse que ainda não é possível afirmar que a criança morreu por consequência do coronavírus [leia íntegra da nota abaixo].
“A criança chegou no colo da mãe, imediatamente já começamos o atendimento. Foram realizados todos os procedimentos de ressuscitação. […] Após a confirmação do óbito foi feito, então, o teste para Covid-19, que confirmou que a criança estava positiva, mas não se pode afirmar que essa foi a causa do óbito”, diz o comunicado.
O hospital também divulgou que a criança havia piorado durante a madrugada, segundo relato dos familiares.
A mãe da criança fez uma publicação nas redes sociais após a morte da filha. Emocionada, ela disse que “hoje Deus levou tudo o que eu tinha nessa vida, tudo de mais perfeito, minha razão de viver, de existir, meu sorriso”.
Nota divulgada pelo hospital
“Na manhã desta terça-feira por volta das 8h da manhã, foi confirmado o óbito de uma criança de 3 anos de idade no hospital, infelizmente após todas as manobras de ressuscitação não foi possível reverter o quadro.
“A criança chegou no colo da mãe, imediatamente já começamos o atendimento, e foi observado que a criança já se encontrava em Parada cardiorrespiratória, foram realizados todos os procedimentos de ressuscitação, e infelizmente após todas as manobras observou-se que o quadro tinha evoluído a óbito, após a confirmação do óbito foi feito então o teste para covid-19, que confirmou que a criança estava positiva para covid-19, mas não se pode afirmar que essa foi a causa do óbito.” Relato do diretor técnico do hospital São Donato, o Dr. Marcelo Brum Vinhas.
“A família nos relatou que a criança começou a apresentar piora na madrugada, e pela manhã a mãe levou a criança ao Hospital São Donato, já chegou no Hospital com parada cardiorrespiratória, e infelizmente não conseguimos salvar este anjo,” lamenta a enfermeira Elida da Silva Claudino Zilli.
A equipe do Hospital ficou muito abalada com o ocorrido, e toda família São Donato presta condolências a esta família e esperamos que Deus conforte o coração de todos”.
Covid em crianças em SC
Em relação aos óbitos infantis, 29 crianças de 0 a 3 anos morreram por complicações do coronavírus até esta terça, segundo o Estado. Se o recorte contar apenas os óbitos de vítimas da Covid com 3 anos completos, são cinco crianças.