Santa Catarina soma 67.925 casos ativos da Covid-19 neste domingo (23). Todos os infectados estão em fase de transmissão do vírus. A taxa de transmissão é de 2.0. Na prática, isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 200.
Ao divulgar o número, o secretário estadual de Saúde, André Ribeiro, fez um apelo para que a população reforce as medidas de proteção e de prevenção. “Cuidem-se”, escreveu em uma rede social.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação de leitos para adultos nas unidades de terapia intensiva está em 74,6%.
Em 24 horas, o Estado registrou 11 novas mortes. No total, a pandemia da Covid-19 causou o óbito de 20.372 pessoas.
Desde o início de janeiro, mês em que mais de 100 mil novos casos foram registrados no Estado, o governo catarinense vem orientando a população para as medidas de prevenção. No entanto, não houve novos decretos ou restrições em relação à pandemia.
Orientação sobre máscaras
Na sexta-feira (221), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) enviou uma nota de alerta recomendando o uso de máscaras inclusive em ambientes abertos para evitar a transmissão da variante ômicron do coronavírus.
Em novembro de 2021, o governo estadual desobrigou o uso de máscaras em ambientes abertos que não tenham aglomeração. Na sexta, a SES informou que a recomendação da Dive “não altera legislações que estejam vigentes”.